Duplicação do trecho da RSC 453 que passa pelo perímetro urbano do município, intersecções na via para passagem de pedestres e obras para adequação ao Plano Diretor estão entre as necessidades que devem ser reapresentadas pelo município ao Governo do Estado. Desta vez, as demandas serão apresentadas durante uma audiência pública proposta pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg), que vai acontecer no município, no dia 24 de janeiro, às 14h30, na Câmara de Vereadores. O encontro integra um cronograma de ações para consulta pública sobre o projeto de concessão de rodovias do Bloco 2, com estradas localizadas no Vale do Taquari e Região Norte, entre as quais a que passa pela Capital do Chimarrão.
A partir disso, o município trabalha no fortalecimento e atualização das necessidades que sugere incluir no projeto antes da publicação do edital de concessão da via e de sua implementação. “Vamos reapresentar nossas indicações de obras e melhorias na RSC 453 no trecho de Venâncio, que já levamos em 2022 e que seriam nossas prioridades”, destaca o prefeito Jarbas da Rosa. Ainda entre as demandas está a de que o trecho que passa pela Capital do Chimarrão tenha apenas um pedágio com o sistema free flow, com a cobrança em fluxo livre, reforça a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza lideram esse trabalho.
A audiência com a comunidade em Venâncio Aires integra uma programação, lançada pelo governo do Estado, nesta segunda-feira (13), para consulta pública sobre a concessão de rodovias, período que fica aberto por ao menos 30 dias, com a convite ainda para que sugestões à futura concessão sejam enviadas pelo [email protected]. Conforme a secretaria estadual, todos os questionamentos serão respondidos pela equipe técnica da pasta que é responsável pelas parcerias público-privadas. Além de Venâncio Aires, também as cidades de Passo Fundo e Lajeado vão sediar audiência pública.
Este Bloco 2 para o qual será feito o projeto de concessão pública abrange 32 municípios gaúchos, com o total de 414,91 quilômetros de extensão. A concessão prevê a duplicação de 244 quilômetros e a implementação de 101 quilômetros de terceiras faixas. Atualmente, as rodovias administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) são todas em pistas simples, com alguns trechos com terceiras faixas.
CRÉDITO: AI PMVA