A comunidade se mobiliza para mais uma campanha do Volta às Aulas Solidário. A iniciativa é idealizada pelo Gabinete da Primeira-Dama, Cristiane Wickert, e entra para a terceira edição. A campanha foi lançada na tarde desta quinta-feira, 24, na Sala de Reuniões da Prefeitura.
Diferente de 2018, neste ano a campanha não contará com rifa para arrecadação financeira. Mas cada entidade pode buscar doações internamente e reverter o recurso para a campanha. Com os valores, o Gabinete da Primeira- Dama fará a compra de materiais que tenham sido doados em menor quantidade.
Nesta edição, a novidade é a participação de organizações religiosas que também contarão com pontos de coleta.
Na solenidade de lançamento, Cristiane destacou o sucesso da campanha desde a primeira edição e os aprimoramentos feitos até agora. Aproveitou a oportunidade e fez um reconhecimento ao engajamento dos clubes de serviço e todas os parceiros que participam da iniciativa. “Em todas as edições fomos aprimorando e trazendo novos parceiros, mas é graças ao engajamento de cada um que conseguimos ter sucesso e auxiliar centenas de crianças da nossa cidade”, disse.
Segundo ela, nos últimos anos além das doações de materiais básicos, novos e usados, o auxílio financeiro foi essencial para viabilizar a aquisição de materiais e possibilitou a montagem de um maior número de kits. “Em 2017, foram doados cerca de R$ 8 mil. Em 2018, quase R$ 6 mil. Todo dinheiro foi usado para comprar materiais e montar um kit básico. No Gabinete, temos cerca de 175 kits, que sobraram do ano passado e já serão repassados para as escolas em fevereiro, afirmou.
Crisitiane disse ter certeza do sucesso de mais esta edição. “Doem, sejam cadernos, estojos, mochilas, tintas. Vamos mais uma vez abraçar esta causa. Doem, conversem com os familiares, coloquem os cartazes nas vitrines e vamos mais uma vez fazer a diferença na vida de tantas crianças que precisam destes materiais”, finalizou.
Voluntariado fortalece ação
O Prefeito, Giovane Wickert, salientou que o voluntariado da comunidade é a força motriz que impulsiona a campanha. Também agradeceu o empenho de todos os envolvidos que, de alguma forma, colaboram.
Por fim, estimulou a doação dos itens escolares. “O que importa não é o volume ou a quantidade, mas o ato de doar. Não há nada mais triste do que a desigualdade em uma sala de aula. Esta iniciativa é uma forma de conscientizar a população diante deste problema e garantir condições básicas iguais para todas nossas crianças”, disse.
A Campanha
A iniciativa conta com o envolvimento de diversos parceiros e visa a arrecadação de materiais escolares novos e usados básicos como lápis, caderno, borracha, régua, tesoura, apontador e cola. Outros itens como giz de cera, tinta, folhas A4, canetas e demais produtos também podem ser doados. Livros usados também podem ser doados.
A campanha conta com o apoio da Secretaria de Educação e com a Assistência Social. Todos os alunos interessados podem procurar a secretaria de sua escola para fazer a inscrição.
No início do ano letivo, as escolas passam a listagem de kits necessários para o Gabinete da Primeira-Dama.
Como doar
Os interessados podem doar os materiais nos pontos de coleta distribuidos pela cidade. Os materiais começaram a ser recolhidos no fim de fevereiro, mas as caixas permanecem nos pontos parceiros e as doações ainda poderão ser feitas.
Kits distribuídos
2017 – 453
2018 – 343
Itens arrecadados
2017
Cadernos 492
Lápis 197
Borracha 143
Régua 94
Lápis de cor 61
Tesoura 36
Apontador 67
Cola 49
2018
Caderno 443
Lápis 676
Borracha 203
Régua 57
Lápis de cor 42
Tesoura 63
Apontador 133
Cola 68
CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA