A Administração Municipal realizou na última sexta-feira, 18, a primeira reunião da Comissão de Estudos para regulamentar a implantação de Parklets no município. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que coordena as reuniões, a comissão é formada por membros das secretarias de Planejamento, Fazenda, Administração, Departamento de Trânsito e Procuradoria Jurídica, que pretendem enviar a regulamentação para aprovação da câmara de vereadores até o mês de agosto.
Os Parklets são extensões das calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros. Por serem de caráter público, promovem a valorização do espaço urbano, humanizando e incentivando a vida e o convívio ao ar livre.
Em um local antes destinado ao estacionamento de até dois carros, criam-se pequenos parques para convívio e lazer – lugares para relaxar, recriar, ou envolver-se na vida pública da cidade gratuitamente – onde chegam a circular 300 pessoas por dia. Os Parklets podem ser equipados com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas.
A implementação das estruturas é feita por parceria com entes privados, seja pessoa física ou jurídica. Eles serão responsáveis pela definição, elaboração do projeto, custeio, instalação e manutenção do mobiliário.
CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA