Os agricultores de Venâncio Aires realizaram manifestação por meio do movimento SOS Agro RS nas ruas centrais. Os representantes entregaram um ofício das reinvindicações ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e a presidente da Câmara de Vereadores, Claidir Kerkhoff (Republicanos), onde acompanharam a sessão na tarde desta segunda-feira, 12.
A mobilização ocorre desde a semana passada no trevo de acesso a Venâncio Aires. Na sessão do Legislativo Municipal os agricultores solicitaram apoio às demandas do setor produtivo após três anos de prejuízos na agricultura, seja por estiagens ou enchentes desde setembro. O agricultor Rogério Palhares utilizou a tribuna da Câmara e solicitou apoio. Durante a sua manifestação se emocionou ao relatar a situação dos agricultores no município e no RS.
Os agricultores reivindicam medidas mais robustas do governo federal após a série de eventos climáticos extremos que atingiu o Rio Grande do Sul — setembro e novembro do ano passado e em maio deste ano. A cobrança de apoio aos produtores gaúchos é fomentada pela publicação da Medida Provisória (MP) no dia 31 de julho, que acena ajuda aos agricultores. O documento ficou aquém do esperado pelos produtores e por entidades representativas, como a Federação da Agricultura do Estado (Farsul).
As mobilizações fazem parte de uma série de ações iniciadas em Cachoeira do Sul, no dia 4 de julho, e teve sequência em Rio Pardo, no dia 19. O SOS Agro RS tem como principais reivindicações o perdão de dívidas para produtores que tiveram perda total pelas enchentes, prorrogação para aqueles que sofreram danos parciais, linhas de crédito para reconstrução das propriedades e auxílio financeiro para as famílias atingidas.
FOTO: Willian Oliveira