Começou em Santa Cruz do Sul (RS) e ganhou o país como uma das melhores práticas jurídicas. Esse é o resumo da contratação eletrônica de produtores de tabaco, que a Japan Tobacco International (JTI) adotou em 2022 e que foi reconhecida na última quinta-feira, 15, como uma das três melhores práticas do Brasil. O anúncio aconteceu durante a 7ª Edição do Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, promovido pela Intelijur – Inteligência Jurídica em São Paulo.
A inovação da contratação eletrônica está em substituir os contratos impressos pela versão digital em que os produtores rurais – mesmo sem acesso à internet – podem assinar o documento por meio do celular corporativo dos técnicos de Agronomia. Além de reduzir o tempo de contratação em 63 dias, a inovação também diminuiu o consumo de papel em 80% e a emissão de 4,2 toneladas de CO₂. Afinal, as viagens ao campo para corrigir erros nas informações, rasuras, omissões de dados, perdas e extravios dos contratos não são mais necessárias.
“Desenvolvemos uma solução eficiente para os dois lados: JTI e produtor integrado, porque temos nossos parceiros no centro de tudo o que fazemos. Mesmo estando numa área sem sinal de internet, nosso integrado pode usufruir de um processo ágil e seguro para assinatura do contrato”, resume Cristina Quatke, gerente Jurídica da JTI no Brasil.
A aplicação de visual law/ legal design nos contratos de parceria da JTI também foi reconhecida e certificada pelo Intelijur como uma das melhores práticas jurídicas do Brasil. Ainda no setor jurídico, a JTI obteve outro reconhecimento nacional ao ter Roberta Venancio, diretora Jurídica da empresa, figurando no ranking The Legal 500 – Brazil promovido pela editora britânica GC Powerlist.
Sobre a JTI
A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em nove Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum, L.A e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.
CRÉDITO: AI JTI