A medida foi aprovada por todos os vereadores que nos últimos dias têm questionado os posicionamentos do governo federal sobre a cadeia produtiva do tabaco. Ainda no mês passado um projeto de lei do senador José Serra (PSDB) exigiu mobilização dos representantes do setor. A proposta do parlamentar é de reduzir a presença de publicidade nos pontos de venda, além de estipular o maço de cigarros genéricos, sem identificação de marca ou modelo do produto.
O vereador Celso Krämer (PTB) garantiu o envio de uma moção de repúdio ao atual ministro de Relações Exteriores sobre a proposta de lei que pode resultar em prejuízos a produção de tabaco. “Ao longo dos últimos anos foram feitas inúmeras restrições á produção fumageira, sendo que novas medidas afetarão a economia de todo o município e região, com a diminuição da arrecadação e aumento do desemprego,” explica o documento.
PROPOSTA PARADA
Entidades ligados ao setor da saúde pública questionam que o projeto não é colocado em votação no Senado. Entidades do setor tabacaleiro se reuniram o com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB) solicitando mais debate sobre a proposta. Em defesa da saúde, os grupos afirmam que a padronização das certeiras de cigarro é a única forma de diminuir atratividade do produto.