Missão gaúcha prospecta investimentos em agenda com gigantes japonesas

Olá Jornal
novembro19/ 2024

O segundo dia da missão internacional do Executivo gaúcho, Legislativo e empresários à Ásia foi marcado por uma série de reuniões estratégicas na sede de grandes empresas do Japão, com o objetivo posicionar o Estado como player atrativo a investimentos, com foco especial em energias renováveis.

“Foi mais um dia em que pudemos apresentar todas as potencialidades e vantagens estratégicas do Rio Grande do Sul para algumas das principais companhias do Japão, ampliando a relação de confiança mútua e sedimentando a possibilidade de colhermos frutos importantes logo ali adiante, com geração de oportunidades, renda e prosperidade para os gaúchos. Estamos no caminho certo”, resumiu o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito (PP), que lidera o grupo de deputados na missão.

A primeira agenda do dia ocorreu na sede da Toyota, que possui um Centro de Distribuição em Guaíba cuja operação completa 20 anos em 2025. Segundo Brito, o Estado demonstrou seus diferenciais técnicos, logísticos e de matetial humano para reter parte dos futuros investimentos da companhia para a América Latina, estimados em R$ 11 bilhões. Uma das possibilidades é que o centro de Guaíba possa fazer a exportação do veículo Hiace, atualmente fabricado na planta da Argentina. Segundo Brito, o Estado ainda estará aprofundando a realização de estudos técnicos conjuntos com a Toyota para analisar a viabilidade da produção de hidrogênio verde em território gaúcho, em sintonia com o foco da companhia de investir em veículos elétricos e movidos a biocombustíveis.

A possibilidade de produção do chamado H2V em solo gaúcho também foi tratada em reunião com a diretoria da Mitsubishi, um dia após parte da comitiva ter visitado a planta de hidrogênio verde da empresa em Takasago. Na Expointer deste ano, Mitsubishi e a Arpoador Energia assinaram um memorando de entendimento com o governo gaúcho para desenvolver projetos nesta área, e a ideia, conforme o presidente do Legislativo gaúcho, é fortalecer ainda mais esta cooperação com a gigante japonesa.

O tema das energias renováveis pautou, ainda, a visita à sede da Shizen Energy Group, especialista na área e que possui ao menos quatro projetos de investimento bilionários em energia eólica offshore no Estado. O principal entrave exposto pela empresa para a viabilização dos projetos é a falta de uma regulação nacional que dê segurança jurídica aos investidores . O tema está atualmente em discussão no Senado. “Precisamos, o quanto antes, destravar quaisquer empecilhos que possam atrasar ou dificultar o pleno desenvolvimento do nosso estado”, pontuou o presidente Adolfo Brito. Durante o encontro, o governador Eduardo Leite e a diretoria da Shizen firmaram um termo de cooperação técnica. A última agenda do dia ocorreu na Japan Tobacco International, uma das principais fabricantes de tabaco do planeta.

Embaixada

Além da série de reuniões com as companhias japonesas, a comitiva gaúcha também foi recepcionada nesta terça-feira na embaixada do Brasil em Tóquio. O presidente Brito, o governador e demais autoridades foram recebidos pelo embaixador Octavio Henrique Dias Garcia Cortês. Outros parlamentares, empresários e representantes de entidades gaúchas assistiram a uma explanação sobre as relações comerciais entre os dois países apresentadas pelo chefe de promoção de investimentos da embaixada, Thiago Pádua.

Olá Jornal