A semana que antecede o Ano Novo deve ser oposto daquela que precedeu o Natal. Conforme o alerta da MetSul Meteorologia, divulgado na sexta-feira, o Rio Grande do Sul deverá registrar um quadro de instabilidade persistente que será responsável por trazer acumulados de chuva muito altos nos próximos dias. O risco de alagamentos por conta da chuva aumentará para as regiões Centro, Metade Sul e Oeste, que podem registrar marcas acima dos 100 mm.
A instabilidade do Prata que começou nessa segunda a ingressar no Rio Grande do Sul ficará parada sobre o Estado até o final da semana na forma de uma frente semi-estacionária, o que vai trazer chuva muito freqüente até sexta. A precipitação em alguns momentos será isoladamente torrencial com risco de temporais. Porto Alegre e região Metropolitana estão na área de risco, segundo a MetSul.
Terça-feira instável
O Rio Grande do Sul terá uma terça-feira instável com muitas nuvens e possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Apesar da instabilidade, o sol pode aparecer em alguns pontos do território gaúcho. Devido à nebulosidade e chuva, a temperatura não sobe muito durante o dia, que deve ser abafado e úmido. Em Venâncio Aires as marcas ficam entre 24°C e 33°C.
Com informações da Metsul