Para começar a contar a história dos próximos 100 anos, a Mercur lançou uma nova expressão de marca. Inovar sempre fez parte da trajetória da indústria de Santa Cruz (RS), que atua nas áreas de saúde e educação. Integrando as comemorações do centenário da empresa, a nova identidade visual foi desenvolvida em parceria com a Kreativ, serviço de inteligência criativa e estratégica de Porto Alegre. Agora, a Mercur aposta em um visual alinhado ao seu posicionamento de cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo.
A cocriação faz parte do DNA da Mercur. Por isso, a evolução do logotipo foi baseada em troca, união e engajamento. A nova marca da Mercur traduz a evolução pela qual a empresa vem passando desde 1924, quando iniciou o negócio com artefatos de borracha, e hoje desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos voltados para pessoas com deficiência. “A mudança surgiu da necessidade de demonstrar a evolução da empresa. A Mercur é uma empresa inquieta que está sempre buscando aprimorar seu modo de desenvolver produtos e se relacionar com as pessoas”, explica Camila Severo, que atua na Gestão da Comunicação da Mercur.
Em seu design, conservou a conhecida identidade, mas ganhando mais modernidade e representatividade nos elementos gráficos. A tipografia foi inspirada na maleabilidade da borracha, que é principal matéria-prima da empresa e carrega em si a fluidez e a conexão entre as letras. O deus Mercúrio ganhou formas mais atuais, mas mantém seu histórico contado através dos anos pela empresa. “A marca precisa acompanhar as últimas movimentações da empresa, tais como: produtos com matérias-primas renováveis, nacionalização de produtos, lançamento de órtese de alta performance, etc. Queremos entregar mais valor para as pessoas e não ser somente mais um produto na prateleira de uma loja. Adaptação, flexibilidade e fluidez são características que nos definem”, esclarece Camila.
A mudança pode ser percebida também na letra e nas cores. “O lettering carrega maleabilidade, como a borracha. As cores azul e verde já faziam parte do universo da empresa. O azul representa a educação e o verde a saúde. No entanto, demos uma maior dimensão a elas. Azul é a cor do céu, da confiança e da harmonia. Verde está relacionado à consciência ambiental. A combinação do verde e azul é quando a terra e o céu se unem. Temos uma marca mais contemporânea que carrega uma linguagem fotográfica e iconográfica que traz a leveza e a solidez de uma empresa centenária”, complementa Camila.
“Nós buscamos criar uma identidade visual que represente a evolução que a Mercur vem passando. A nova marca segue com aspectos que já são consolidados na sociedade, mas sendo atual, moderna e representativa. O interessante é que foi um processo que contou com a participação de todos, até chegar neste resultado que envolve a flexibilidade em seu logotipo, o deus Mercúrio em seu símbolo e o temporizador acompanhando as características do logotipo”, salienta Rafael Bohrer, sócio-fundador da Kreativ, responsável pela nova marca da Mercur.
Deus Mercúrio
O deus Mercúrio, conhecido na mitologia como o deus do comércio, da sabedoria, da comunicação e inovação, foi escolhido como símbolo da empresa por um dos fundadores, Jorge Emílio Hoelzel. Inicialmente, Jorge desejava nomear a empresa como Mercúrio, porém, devido à existência de uma marca brasileira de produtos de borracha com esse nome, optou-se por sua versão em alemão, Merkur. “Ele era uma pessoa bastante espiritualizada e mística, e este nome apareceu como uma representação do deus das comunicações”, conta Jorge Hoelzel Neto, Facilitador de Direção na Mercur. O símbolo do deus Mercúrio, utilizado até os dias de hoje na marca da empresa, foi desenhado pelo próprio Jorge Emílio Hoelzel à época. Ele reflete não somente a tradição e o legado da empresa, mas também sua visão de futuro e inovação constante.
Inovações na linha de produção
A Mercur vem incorporando inovações na sua linha de produção. “Neste ano do seu centenário, a Mercur dá continuidade na construção do seu propósito de ‘cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo’. Em 2024 a empresa está fortalecendo o preparo das suas pessoas com foco na construção de relacionamentos que valorizem a vida, para que juntas, possam ampliar o cuidado do planeta, modernizando seu parque industrial e ampliando sua atuação junto ao mercado. Para além de 2024, a Mercur vem construindo um novo arcabouço de estratégias e de ações que tem como foco a atualização do enorme desafio de ser uma empresa com alto grau de responsabilidade econômica-humana-socioambiental”, comenta Jorge Hoelzel Neto.
Com o apoio de R$15 milhões do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a indústria tem investido no desenvolvimento de produtos com um conceito inovador em comparação com outros predominantemente encontrados no mercado. Para conhecer mais sobre a Mercur e seus produtos na área de saúde e educação acesse o site www.mercur.com.br.
Sobre a Mercur
A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate Governance). Possui aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e aumentar a agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br
CRÉDITO: AI MERCUR