A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) conta com nova diretoria, eleita na manhã de hoje, 29 de julho, em assembleia realizada em Santa Cruz do Sul/RS. A diretoria tem mandato de quatro anos, de 2023/2027.
Natural de Cunha Porã, no oeste de Santa Catarina, Marcilio Laurindo Drescher, assume como presidente da Afubra. Drescher integrou, como suplente, o Conselho Fiscal da entidade, desde 1995. Em 2003 passou a fazer parte da composição da diretoria como vice-presidente, assumindo a presidência da Afubra em março de 2006, com o falecimento do então presidente, Hainsi Gralow. Em 2007 assumiu como tesoureiro.
Drescher destaca que a gestão da Afubra sempre foi feita em conjunto pela diretoria e seus conselhos, e isso deve ter continuidade. “O cargo de presidente é de coordenação, junto com os demais cargos. Vamos continuar trabalhando alinhados e prezando a história de 68 anos da Afubra”, enfatiza o presidente. Marcilio ainda destaca a fundamental importância de ouvir a base, que são os associados. “Queremos estar presentes e próximos dos nossos associados, por meio de reuniões e encontros, escutando-os e também levando informações. Com isso, poderemos enfrentar as lutas em prol da fumicultura brasileira que continuaremos a enfrentar”.
BENÍCIO WERNER – Na presidência da entidade desde julho de 2007, Benício Albano Werner ingressou na Afubra em 1975 como assessor da diretoria, passando a contador em 1979 e, de 1983 a 2007, exerceu o cargo de tesoureiro. “A Afubra nasceu num momento em que os fumicultores enfrentavam muitas dificuldades com as perdas nas lavouras causadas pelo granizo e por não terem porta-voz frente às empresas fumageiras. Lembro das conversas e reuniões, com a participação do meu pai, que levaram à fundação da Afubra”, diz Werner, que é filho de Harry Antônio Werner, fundador da entidade.
Ao assumir o cargo de segundo-tesoureiro nessa gestão, Werner avalia os anos que esteve à frente da entidade e, também, integrando o corpo de funcionários. “São 48 anos que me dedico aos nossos associados, na busca pela manutenção de uma atividade fundamental para os produtores e para a sociedade como um todo. Tivemos anos mais tranquilos e anos penosos. Agora, chegou o momento de desacelerar”.
Com desacelerar, Werner explica que não pretende parar; irá continuar exercendo suas funções e estar à disposição dos associados, da entidade e da diretoria. “68 anos depois da sua fundação, a Afubra continua ativa e mais dinâmica do que nunca, sempre fiel aos princípios e objetivos dos seus fundadores. Porém, é hora de introduzir novas pessoas na luta pelos nossos associados e, tenho certeza, que farão um excelente trabalho”, finaliza Benício.
GESTÃO 2023/2027
Diretoria:
Presidente: Marcilio Laurindo Drescher
Vice-presidente: Romeu Schneider
Secretário: Marco Antonio Dornelles
II Secretário: Carlos Joel da Silva
Tesoureiro: Fabricio Murini
II Tesoureiro: Benício Albano Werner
Conselho Deliberativo:
Enivalda Pereira Furbringer
Geraldo Back
Gilmar Damaso da Silveira
Hilário Kuneski
João Francisco Bortoli
José Sirlei Dias de Araújo
Mário Ilo Grützmacher
Nilson Braz Loch
Ornélio Sausen
Thadeu Wensing
Valdir Storer
Suplentes do Conselho Deliberativo:
Giovane Luís Weber
Ibanês Roggia
Marcelo da Silva Leite
Conselho Fiscal:
Alceu Romar Mergen
Cláudio Fengler
Heitor Álvaro Petry
Suplentes do Conselho Fiscal:
Agnaldo Soares Martins
Ivo Alberto Bartzen
Sérgio Luiz Reis
CRÉDITO: AI Afubra