A manhã do sábado, 12, foi de manifestação por obras de melhorias nas estradas regionais. Um primeiro ato ocorreu às 9h na praça de pedagio de Venâncio Aires, em Vila Arlindo na RSC-287. Moradores de Venâncio Aires, Santa Cruz e Candelária acompanharam o ato, que também recebeu suporte da Concessionária Rota de Santa Maria e Comando Rodoviário. Uma liminar foi expedida pelo Tribunal de Justiça, proibindo bloqueios nas vias e acesso as praças de cobrança.
Uma das lideranças na mobilização, o suplente de vereador em Venâncio, Adao Viana destacou a importância da mobilização para mostrar o descontentamento com a infraestrutura da rodovia. “O movimento busca melhorar as estradas e garantir mais segurança. Pagamos o pedagio e precisamos de retorno sobre isso, o que hoje não está ocorrendo.”
Na RSC-453 o grupo contou com apoio de moradores do entorno da praça de Cruzeiro do Sul. Na localidade também tinha validade a liminar que proibia bloqueios na via e acesso as cabines. Os atos pacíficos cobraram melhorias e na localidade ganharam força os questionamentos sobre mudanças no contrato de concessão que aumenta a tarifa, elimina isenções aos moradores e dificulta a circulação dos moradores da comunidade sem a cobrança de tarifa.