Mais de 500 doses da vacina contra a dengue disponíveis em Venâncio Aires

Olá Jornal
outubro17/ 2024

O município de Venâncio Aires segue com a vacinação contra a dengue. A Secretaria da Saúde, por meio do Setor de Imunizações, informa que há 551 doses disponíveis contra a doença. O público-alvo a ser vacinado é crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. Desde o mês de julho, início da vacinação, foram aplicadas 322 doses (dose 1 e dose 2). O público estimado é de 5.945 mil crianças e adolescentes na faixa etária indicada no município.

Importante destacar o Dia Nacional da Vacinação, lembrado neste 17 de outubro, uma data comemorativa definida com a finalidade de ressaltar a importância das vacinas no controle de doenças e na prevenção de epidemias. De acordo com o secretário da Saúde, Alan Flores da Rosa, o objetivo do imunizante é reduzir as complicações e internações ligadas à doença. “A vacina é muito importante para diminuir a incidência da doença, diminuir o elevado número de internações, e que essa faixa etária dos 10 aos 14 anos concentra o maior número de internações no Brasil nos últimos anos. Já, da faixa etária entre 20 aos 29 anos tem maior índice de contaminação pela doença”, enfatiza o secretário.

A vacinação ocorre na Sala de Vacinas, junto ao antigo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, e aos sábados das 8h às 12h, exceto feriados. As crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, munidos de documento com foto, caderneta de vacinação e cartão do SUS.

A vacina contra a dengue, disponibilizada pela primeira vez no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024, requer duas doses com um intervalo de três meses entre elas para garantir a proteção eficaz contra a doença, especialmente contra casos graves e hospitalizações. Após a aplicação da vacina contra a dengue a orientação é para a criança ou o adolescente ficar 15 minutos em observação após o recebimento da dose. Quem tem histórico de reações alérgicas graves terá que aguardar 30 minutos até a liberação.

Outras vacinas não devem ser aplicadas concomitantemente ao imunizante da dengue. Vale destacar que, para quem contraiu dengue poderá tomar a vacina, mas é necessário aguardar seis meses a partir do diagnóstico para iniciar o ciclo de imunização. 

Conforme boletim epidemiológico atualizado na terça-feira, 15, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), Venâncio Aires tem 2.661 notificações pela doença. Destas, 2.296 casos são confirmados; 364 são negativos; um está em análise; não há internações; e são duas mortes pela doença.

*Cuidados:*

– Descarte corretamente o lixo;

– Tenha atenção com pneus, garrafas e potes;

– Preencha pratinhos de vasos de plantas com areia;

– Mantenha o tratamento de piscinas com cloro; 

– Tampe tonéis e caixas de água;

– Mantenha calhas sempre limpas;

– Use repelente durante o dia, e em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo e cansaço excessivo procure atendimento médico com urgência.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal