Mais de 17% do território de Venâncio Aires foi atingido nas enchentes de maio

Olá Jornal
junho19/ 2024

Do total de 77.180 hectares de território, Venâncio Aires registrou 13.685 hectares de áreas afetadas durante as enchentes e alagamentos iniciados no fim de abril e que seguiram em maio. O número representa 17,7% da área total do município. Os dados foram divulgados na última semana com imagens de satélite do MapBiomas, que apontou também que 5,60% do território do Rio Grande do Sul foi atingido pelos eventos climáticos.

Quase dois terços (61%) dos municípios gaúchos foram atingidos, em maior ou menor grau, pelos eventos climáticos extremos de abril e maio deste ano. É o que mostram imagens de vários sistemas de satélite coletadas, analisadas e validadas pelos técnicos do serviço. Ao todo, a área afetada por movimentos de massa, tais como deslizamentos de terra, bem como enxurradas, inundações e alagamentos nos últimos dois meses foi estimada em 15.778 km2. O território gaúcho possui 281.748 km2 de extensão.

Na área urbana de Venâncio Aires, foram afetados 4,5% dos 1.488 hectares de zona urbanizada no município. O percentual representa 67 hectares. Entre as cidades gaúchas, Venâncio Aires ocupa a 48ª posição com maior área urbana atingida pelas enchentes. Eldorado do Sul, com 66,7% da área afetada, lidera a listagem.

ÁREAS PRODUTIVAS
Segundo o relatório, em Venâncio Aires, a área de cultivo agrícola atingida soma 9.435,08 hectares, representando 12,21% do território venâncio-airenses. As áreas mais atingidas segundo o relatório foram Mariante, Picada Nova, Passo da Reserva, Vila Arlindo, e áreas próximas ao Arroio Castelhano. No município as áreas de florestas atingidas somam 1.587,23 hectares, representando 2,05% do território. As áreas de florestas danificadas por enxurrada ou deslizamentos somam outros 423,23 hectares. Os espaços de campos e pastagens que foram alagados atingiram 3.863,79 hectares, cerca de 5% do território municipal.

ESTADO
Um total de 298 municípios tiveram pelo menos 1% do território afetado pelos eventos extremos dos últimos dois meses. Destes, 73 municípios tiveram mais de 10% do território atingido, sendo 34 com mais de 20%. No caso de Nova Santa Rita e Canoas, mais da metade: 52,5% e 50,1%, respectivamente. Os dados mostram que áreas usadas pela produção agropecuária do estado foram as mais afetadas: mais de um milhão de hectares, ou 64,2% do total ocupado por essas atividades no Rio Grande do Sul. Quase 20% de formações campestres também foram atingidas.

As áreas de cultivo agrícola atingidas no Rio Grande do Sul chegaram a 106.2801,65 hectares, representando 3,77% do território estadual. As áreas de florestas atingidas chegaram a 147.602,82 ha, 0,52% da área do estado.

ANÁLISE
O mapeamento da área atingida foi elaborado a partir do processamento e análise de imagens de satélites, obtidas por sensores óticos e de radar, em um período anterior e imediatamente após os eventos de precipitação severa. O mapa da área atingida foi depois sobreposto ao mapa de cobertura e uso da terra da coleção Beta MapBiomas 10 metros, do ano de 2022, para identificar e calcular a extensão das classes de cobertura e uso na área atingida. O resultado são dados em vários recortes espaciais (estado, bacia hidrográfica, bioma e município) que fornecem informações úteis para avaliação e tomada de decisão com relação às áreas atingidas e para a definição de ações em vários horizontes de longo prazo.

RECORDE
As chuvas do último evento foram extremas tanto em volume quanto em intensidade. Registros de pluviômetros da Agência Nacional de Águas, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) superaram 500 mm em duas semanas em boa parte do Rio Grande do Sul, e totalizaram mais de 1.000 mm em alguns locais. O enorme volume precipitado em curto período de tempo provocou movimentos de massa e cheias rápidas e com grande subida do nível dos rios nas regiões de serra, e inundações prolongadas e de grande extensão nas regiões mais baixas.

Olá Jornal