A corrida eleitoral já iniciou de forma interna nos partidos, e um dos movimentos em Venâncio Aires está ligado à direita. O grupo tem sido liderado por empresários e deputados com presença constante na Capital do Chimarrão. Após o segundo turno da eleição presidencial, onde mais de 60% dos votos foram direcionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a articulação municipal foi na busca por nomes para disputar a prefeitura.
Entre as ações já definidas está o fortalecimento do Partido Liberal (PL), na Capital do Chimarrão. A sigla deve receber três vereadores, que atualmente estão no PTB, durante a janela eleitoral de trocas partidárias, no próximo ano. Conforme o deputado federal Marcelo Moraes, liderança da sigla no Rio Grande do Sul, a proposta do partido é de garantir representantes nas eleições majoritárias nos principais municípios da região.
Um dos nomes já colocados pelo PL em Venâncio Aires é o do ex-vereador, Alexandre Wickert, que atualmente preside o partido em âmbito municipal. “A maioria da população de Venâncio entregou seus votos para candidatos da direita na última eleição, isso ficou claro, e estamos desde lá fazendo um trabalho para lançar nomes, frente a este cenário teremos candidatos ligados à direita também no município,” destaca o parlamentar.
Alianças e parcerias com novas siglas ainda estão sendo avaliadas, também por conta da fusão de agremiações em âmbito federal. “Ainda há definições importantes no cenário político, como a fusão do PTB e Patriota, trazendo novas lideranças para o partido. Vamos trabalhar com força na região para garantir nomes nas eleições majoritárias. Ainda no tempo do PTB tínhamos candidaturas nas principais cidades da região, seja encabeçando candidaturas ou à vice de chapas,” comenta.
O resultado do segundo turno é apontado por Moraes como importante para a cidade, mas não pode ser dado como certo para um pleito municipal. “Ajuda saber que a população deposita seus votos para um candidato da direita, mas até o próximo ano muita coisa pode acontecer. Sabemos que a cidade pede novos nomes e vamos trabalhar com lideranças locais para colocar à disposição uma candidatura da direita,” afirma. Na eleição presidencial de 2022 o candidato do PL, Jair Bolsonaro recebeu 27.288 votos. Já o presidente Lula (PT) recebeu 15.514 votos.