Livro “Menores que o céu” do escritor venâncio-airense Gean Paulo Naue é premiado pela Biblioteca Pública do RS

Olá Jornal
março20/ 2025

A Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul anunciou na noite desta quarta-feira, 19, os vencedores do prêmio nacional Mozart Pereira Soares 2024. Entre os agraciados, está o livro “Menores que o céu”, obra do escritor venâncio-airense Gean Paulo Naue. A cerimônia foi realizada no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. “Menores que o céu” recebeu o prêmio na categoria narrativa curta. Gean foi o único gaúcho entre os premiados. Outras duas categorias foram agraciadas, o prêmio de narrativa longa, foi para o livro “Baixo Paraíso”, de Isabella de Andrade, do Distrito Federal. E o prêmio na categoria poesia foi para o livro “Tarde Inventada”, de Ubiratan Costa, de Goiânia.

Sobre o prêmio, Gean Paulo Naue diz ser um grande reconhecimento de todo o trabalho que levou quatro anos escrevendo o ‘Menores que o céu’. “Recebo o prêmio com muita alegria, ainda mais porque ele vem de uma instituição séria e respeitada, como é a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que está diretamente ligada ao livro. Esse prêmio é uma grande motivação para continuar trilhando o meu caminho na literatura”.

Durante o seu discurso de agradecimento, Gean evidenciou a produção literária do interior do Estado. “Aproveitei a oportunidade para dizer da onde eu sou, que escrevo em Venâncio Aires, e que na minha cidade, como em tantos outros municípios do interior, existe a produção literária, que pode não ser tão pujante quanto nas grandes cidades, mas que mesmo assim, não deixa de ter comprometimento e qualidade. Receber esse prêmio, não deixa de ser uma prova disso”.

O livro premiado de Gean Paulo Naue foi lançado em 2023, e traz as crianças como protagonistas das histórias. Com narrativas ficcionais realistas e fantásticas, o autor venâncio-airense toca em pautas sensíveis, como o bullying na época da escola, o racismo, a pedofilia, o machismo, o desenvolvimento da sexualidade e a descoberta da vida adulta. Todas as histórias se passam em ambientes rurais, longe dos grandes centros urbanos.

“Menores que o céu” é a estreia de Gean Paulo Naue na narrativa de ficção, a obra é formada por onze contos que se debruçam sobre os desafios e as belezas da infância. O livro também recebeu destaque no Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, e no Prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras, figurando como finalista na categoria narrativa curta.

Em 2024, Gean recebeu o Troféu Cultural de Venâncio Aires, na categoria literatura, por seu trabalho na criação e divulgação da literatura dentro e fora do município.

SOBRE O AUTOR

Gean Paulo Naue nasceu em 07/08/1993 em Venâncio Aires/RS onde mora. Publicou contos nas antologias “E se?” (editora Metamorfose) e “O resto é tempo” (editora Taverna) e tem um livro solo de crônicas publicado em 2019 chamado “Não tô preparado para viver” (editora Metamorfose). Participou de oficinas de criação literária com Marcelino Freire, Emir Rossoni, Pedro Gonzaga, Leila de Souza Teixeira e com destaque à oficina de criação literária da PUCRS ministrada, durante dois semestres, pelo escritor Luiz Antonio de Assis Brasil. Gean tem graduação em Publicidade e Propaganda, pós-graduação (lato sensu) em Educação e Formação Pedagógica. Atualmente é redator publicitário em agência de publicidade. Participa ativamente de eventos literários na região, já foi mediador de bate-papos e autor convidado, das feiras dos livros de Venâncio Aires e de Santa Cruz do Sul. Menores que o céu é o seu primeiro livro de contos solo.

Olá Jornal