De maio a agosto, meses sem a letra “R” no nome, são de trabalho ainda mais intenso à equipe do departamento de limpeza urbana da Secretaria de Meio Ambiente. Com as tradicionais podas de árvores que aumentam neste período, a demanda chega a 80 cargas de galhos e folhas por mês. Conforme o coordenador dos trabalhos, Samuel Gisch, além do trabalho ao longo da semana, a equipe tem feito mutirões de recolhimento aos sábados. “A gente solicita aos moradores que coloquem os galhos no meio-fio das calçadas, porque isso vai agilizar o nosso trabalho”, destaca Gisch.
“Apesar de termos alguns contratempos com o mau tempo e ainda problemas de funcionamento e manutenção de máquinas, mas estamos em velocidade recorde conseguindo atender a necessidade da comunidade, inclusive nestes meses em que o volume aumenta em função das podas”, explica Gish.
Segundo ele, desde janeiro do ano passado quando assumiu o setor, mas de duas mil cargas de galhos foram tirados das ruas. As frentes de trabalho vêm sendo realizada por bairros e nos próximos dias, vão iniciar o recolhimento da Cidade Nova, Santa Tecla e Aviação.
“A contribuição que nós pedimos para os moradores é que não misturem os galhos com outros materiais como restos de obras e móveis usados, porque este material não é recolhido. Móveis usados e lixo eletrônico podem ser levados até o Ecoponto, junto a área da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos”, informa Gisch.
CRÉDITO: AI PMVA