Limpeza de reservatórios de água por mergulhadores evita esvaziamento e desabastecimento em Rio Pardo, Santa Cruz e Venâncio Aires

Olá Jornal
fevereiro01/ 2025

Um novo método de higienização de reservatórios de água começou a ser implantado, neste sábado, 1º, em Rio Pardo e Santa Cruz do Sul. Na segunda-feira, será a vez de Venâncio Aires. Pela primeira vez, os maiores tanques de armazenamento dessas cidade estão sendo limpos por mergulhadores, com sucção e aspiração de resíduos que podem se acumular no fundo. 

 A Corsan optou por essa técnica subaquática porque assim não é preciso esvaziar os reservatórios durante os procedimentos de limpeza e interromper o abastecimento até que eles se encham novamente. Os mergulhadores entram e conseguem fazer a aspiração com os tanques cheios.   

Passam por esse método de limpeza o reservatório que fica na estação de tratamento de água, em Rio Pardo, os reservatórios da Rua da Pedreira, da Travessa Bahia, da Avenida Deputado Euclydes Nicolau Klieman e da Rua Dom Alberto Etges, em Santa Cruz do Sul, e o reservatório da estação de tratamento de água em Venâncio Aires. Os reservatórios variam de 1 milhão a 3 milhões de litro de capacidade de armazenamento de água.  

A higienização dos reservatórios atende a um dos parâmetros de potabilidade da água exigidos pelo Ministério da Saúde. A recomendação é que a população faça também a limpeza das caixas d’água particulares, em moradias e estabelecimentos comerciais.

CRÉDITO: AI Corsan

Tags:
Olá Jornal