Líderes do setor agrícola e industrial destacam a importância da Afubra

Olá Jornal
março21/ 2025

As celebrações dos 70 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), passam também pela participação em entidades representativas do setor agrícola. Aliado a presença nestas relações, a parceria comercial com marcas oferecidas nas lojas, reforçam a importância da Afubra para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridos.

Para marcar as sete décadas de fundação, Farsul, Fetag-RS, SindiTabaco, ITGA e Tramontina celebram de forma conjunta, destacando a relevância histórica e o impacto da associação no desenvolvimento do setor agrícola, especialmente na produção de tabaco.

SEM TAMANHO
O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, ressaltou o papel essencial da Afubra na promoção e defesa dos fumicultores, destacando que a Federação da Agricultura não faz distinção entre os produtores, independentemente do produto cultivado. “Nós não segregamos os produtores rurais. Para a Farsul, não importa o que o produtor cultiva […] A atividade do fumo enriqueceu uma região muito grande do Rio Grande do Sul. É amplamente exportado, traz recursos em dólares e moedas fortes para o Brasil”, completou.

O presidente da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA em inglês), José Javier Aranda, destaca o pioneirismo da associação. “Nosso admirado reconhecimento pela trajetória indiscutível e de grande impacto positivo na vida dos produtores dentro e fora do Brasil.

MODELO
O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, também destacou o legado da Afubra, enaltecendo a visão do fundador da entidade. Ao falar da entidade, ele destaca a necessidade de ampliar os seguros para outras culturas agrícolas. “O seguro mutualista da Afubra é um exemplo a ser seguido por outras culturas, principalmente os grãos. Precisamos criar um modelo similar que atenda a essas necessidades”, completou.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti (PP), afirma que a entidade amplia a diversificação e a assistência técnica. “Essa entidade se caracteriza pela promoção de assistência técnica, diversificação, ações ambientais e cuidado com a qualidade de vida dos produtores. A Afubra tem como marca o trabalho diário ao lado do produtor.”

O presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, afirma que a Afubra garantiu em sete décadas a consolidação do maior sistema mutualista voltado aos produtores de tabaco. “Ao longo destes 70 anos, fica evidente o empreendedorismo arraigado em seu DNA. Da construção do maior sistema mutualista voltado aos produtores de tabaco, à consolidação como uma potência agro-comercial.”

OLHAR DE FUTURO
O diretor do Conselho de Administração da Tramontina, Clovis Tramontina, destacou a parceria duradoura entre a empresa e a Afubra. “70 anos é apenas o começo. Temos que olhar para os 100, 150 anos e além”, brincou Clovis, fazendo referência ao futuro promissor da Afubra.
Ele também enfatizou a importância da Afubra como uma entidade com visão de futuro. “O passado é a base para o futuro. A Afubra tem sido um exemplo de inovação e parceria, e estamos felizes por fazer parte dessa trajetória de sucesso”, concluiu Tramontina.

Olá Jornal