O presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana (PDT), propôs na sessão desta segunda-feira, 18, a criação de uma comissão especial para discutir alternativas na captação de água em Venâncio Aires. O assunto ganhou força nos últimos dias, frente a situação da estiagem e baixa no leito do arroio Castelhano, principal fonte de água do município.
A proposta do parlamentar é criar uma comissão temporária para ouvir demandas, sugestões e possíveis investimentos nas alternativas para a captação de água na cidade. A pauta ganha força a partir do cenário de seca, que se repete em 2021. O Governo Municipal também tem buscado o diálogo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para tirar do papel investimentos.
Os projetos sugeridos englobam a construção de novas barragens, lago e adutora até o Rio Taquari. Pensando em realizar um levantamento das sugestões, a comissão deverá realizar audiências públicas para ouvir a comunidade sobre o assunto. “A comissão poderá compilar os dados sugeridos e juntar em um documento, para repassar à Corsan. Ouvir pessoas da comunidade que conhecem o arroio e a região,” explicou o presidente da Casa.
O Legislativo Municipal avalia também formas para a contratação de equipe técnica que poderão assessorar a comissão na compilação de dados e sugestões de possíveis investimento sobre o tema.