A Japan Tobacco International, empresa de origem japonesa e sede na Suíça, conhece bem os impactos positivos de ter uma boa marca empregadora. Desde que foi fundada, em 1999, a JTI registra um expressivo crescimento e atualmente tem mais de 40 mil colaboradores.
Com seus mais de 40 mil colaboradores em 77 países, coleciona reconhecimento como uma das melhores empresas empregadoras do mercado, sendo certificada pelo Instituto Top Employer em 50 países.
No Brasil não é diferente e – a cada ano – vem se posicionando como uma das melhores empregadoras. É que, pelo segundo ano consecutivo, ela recebeu a certificação Top Employer. O reconhecimento aconteceu no início de fevereiro, em São Paulo, quando 38 empresas das 70 inscritas no Brasil foram nomeadas como Top Employer 2019. A Japan Tobacco International conquistou o terceiro lugar no ranking.
O por quê do reconhecimento
A JTI investe em processos de Recursos Humanos de alto padrão. Além de programas de bem-estar que incluem massagem, pilates e quiropraxia para os colaboradores de Santa Cruz do Sul (RS) e o Gympass em São Paulo (SP), por exemplo, a empresa vem modernizando sua plataforma de benefícios, aumentando a capilaridade deles já que os 2 mil colaboradores estão situados de Norte a Sul do país.
Em 2018, o time de RH promoveu a unificação das regras de uso dos benefícios, contribuições e tipos de planos que antes variavam entre as operações de Global Supply Chain (produção de tabaco e fabricação de cigarros) e Market (vendas). Agora o pacote tem o mesmo formato para todos os colaboradores, garantindo vantagens como:
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Opções de escolha entre operadoras plano de saúde
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Redução nos valores de contribuições para planos de saúde
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Opção de plano e operadora de plano odontológico
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Implantação de coparticipação abaixo dos valores de mercado
Além disso, a JTI conta com processos de gerenciamento de performance transparentes, onde cada colaborador é informado sobre o seu posicionamento na matriz de talentos. Para que isto ocorra, o RH conduz revisões de talentos periódicas e prepara os gestores para terem frequentemente uma conversa de carreira apropriada com seu time.
Outra prática liderada pelo RH são os programas e políticas de Diversidade e Inclusão na organização. A empresa possui um Comitê de Diversidade desde 2014, além de programas para desenvolvimento de pessoas com deficiência e projetos para o empoderamento da mulher, como o Força Feminina em Campo.
Estar na JTI é estar no mundo
Sendo uma empresa com produtos distribuídos em 130 países, é natural que os colaboradores tenham muita – muita mobilidade. Não são raros os casos em que brasileiros marcam presença em países como Suíça, Alemanha, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Malauí, Zâmbia entre outros. Ter um time altamente capacitado para ganhar o mundo é consequência de iniciativas como treinamentos, que só em 2018 somaram mais de 5655 mil horas.
Segundo Claudio Ferreira, General Manager da JTI no Brasil, é pratica da JTI utilizar-se de modernos canais para atrair, desenvolver e reter seus melhores talentos, utilizando a marca empregadora #jointheidea, a transparência no processo de avaliação de performance e o posicionamento na matriz de talentos e um pacote atraente de compensação total. Nos últimos três anos, aproximadamente 30 pessoas tiveram algum tipo de experiência internacional, alavancada por um plano de desenvolvimento adequado.
“Acreditamos que esse seja um dos nossos diferenciais valorizados no mercado de trabalho, sobretudo por aqueles que geralmente almejam uma experiência internacional em algum momento de sua carreira. A JTI é uma empresa que vem crescendo no Brasil e ter equipes capacitadas e sobretudo satisfeitas é vital para a sustentabilidade dessa nossa jornada no país. E nesse sentido, o foco é sempre em melhorar nossa estratégia de marca empregadora. A certificação como empresa Top Employer é consequência dessa visão de médio e longo prazo que temos”, acrescenta Ferreira.
A Japan Tobacco International
A JTI é uma empresa líder no setor de tabaco, com distribuição de seus produtos em 130 países. É a proprietária tanto da Winston, a segunda marca de cigarros mais vendida no mundo, quanto da Camel fora dos Estados Unidos, e tem o maior volume de vendas de ambas as marcas. Outras marcas globais incluem a Mevius e a LD.
Com a sua internacionalmente reconhecida marca Logic, a JTI também é uma protagonista no mercado de cigarros eletrônicos e, desde 2011, com o Ploom, tem presença na categoria de cigarros aquecidos. Com sede em Genebra, na Suíça, a JTI emprega cerca de 40.000 pessoas e foi premiada como Top Employer Global por quatro anos consecutivos.
Em 2018, inaugurou no Brasil a sua primeira fábrica de cigarros da América Latina, com um investimento de mais de R$ 80 milhões em Santa Cruz do Sul (RS).
Para mais informações, visite www.jti.com.
CRÉDITO: Engaje Comunicação Inteligente