O legado de Iro Schünke na defesa do agro regional vai além do campo. O agora ex-presidente do Sindicato Interestadual da Indústrias do Tabaco (SindiTabaco), atuou por mais de 18 anos na entidade. Defendeu as pautas de interesse comum da cadeia produtiva, acompanhou debates internacionais, participou de audiências em Brasília e defendeu a importância econômica e social deste setor.
Ao se despedir, realizou uma coletiva de imprensa, na última quinta-feira, 17, onde relatou sua atuação à frente da entidade representativa das indústrias do tabaco, na região Sul do país, principal produtora. Muito além da sua atuação à frente de pautas do agro, Schünke tem na formação de lideranças, via Instituto Crescer Legal, a sua paixão.
“O tabaco corre nas minhas veias, tenho orgulho de defender essa cadeia produtiva tão importante para a economia do Rio Grande do Sul e do país. Mas o instituto Crescer Legal é uma referência no desenvolvimento de jovens e tenho orgulho do trabalho que está completando 10 anos,” comenta Schünke.
Para Iro, o SindiTabaco foi a sua razão e a atuação junto ao instituto, que presidiu desde a fundação, foi a emoção da sua trajetória. “Eu ainda vou continuar como conselheiro, sou sócio-fundador, e sempre vou estar perto dessa gurizada. Eu sei que eles têm uma oportunidade única, para crescer na vida a partir dos ensinamentos do instituto. É imensurável a satisfação e o prazer de estar no instituto, ter sido o primeiro presidente e ter ajudado a fundar essa entidade.”
NOVA GESTÃO
Durante a coletiva, Valmor Thesing, que assume a gestão da entidade a partir do dia 22 de outubro, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo seu antecessor e comentou sobre o futuro do SindiTabaco. “É uma honra ter sido eleito para representar um sindicato com a envergadura e os feitos do SindiTabaco, resultado do trabalho do meu antecessor e dos profissionais experientes e capacitados que atuam para o funcionamento das iniciativas, juntamente com o apoio das empresas associadas”, frisou.
Segundo o novo presidente da entidade, a gestão 2024-2027 deseja dar continuidade ao trabalho realizado pelo SindiTabaco nos últimos anos. “Tive a oportunidade de estar ao lado do Iro nos últimos quatro mandatos como vice-presidente. Agradeço o apoio durante todos estes anos, especialmente neste período de transição”, disse Thesing que também assumirá a presidência do Instituto Crescer Legal.
Natural de Santa Cruz do Sul (RS), formado em Economia, pela UNISC, e Técnico em Contabilidade, Thesing iniciou sua carreira no setor de tabaco na empresa Tabacos Brasileiros, atual Universal Leaf Tabacos Ltda. Com 40 anos de experiência no setor, trabalhou nas áreas de Contabilidade, Suprimentos e Logística, Recursos Humanos e Administrativo.