O Instituto Crescer Legal comemora nesta quinta-feira, 22, em Santa Cruz do Sul (RS), seus 10 anos de atuação com um evento que reunirá cerca de 200 convidados, incluindo autoridades, parceiros e jovens egressos dos programas da entidade. A celebração acontece no TAP’S Eventos e terá roda de conversa, vivências e atividades interativas.
Criado em 2015, o Instituto já certificou mais de mil adolescentes rurais na Região Sul do Brasil. Pesquisa recente conduzida pelo IDIS revelou que 87% dos jovens atendidos concluíram o Ensino Médio ou ingressaram no Ensino Superior, e 80% afirmam ter ampliado seus conhecimentos em gestão e empreendedorismo rural.
A valorização da cultura local, o aumento da renda familiar e o interesse pela sucessão no campo também foram destacados no levantamento. “Os dados comprovam, com método e evidência, o que vínhamos percebendo na prática: o impacto do Instituto vai muito além da formação técnica. Ele promove autoestima, voz, reconhecimento e abre caminhos reais para o futuro dos jovens”, explica Nádia Fengler Solf, gerente do Instituto Crescer Legal. “Agora, o IDIS realiza a segunda etapa da pesquisa, com aprofundamento qualitativo, para entendermos as histórias por trás dos números”, comenta.
Desde a sua fundação, em 2015, o Instituto Crescer Legal já certificou mais de mil adolescentes do campo da Região Sul do País. A atuação abrange 23 municípios. Além do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o Instituto conta com três outras iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos; o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo; e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação.