A manhã fria e chuvosa desta segunda-feira, 27, não impediu que dezenas de produtores rurais de Santa Cruz do Sul fossem até a sede da Cooperativa Regional de Alimentos de Santa Cruz (Coopersanta) para receber a primeira remessa de mudas de hortaliças destinadas a produtores da região atingidos pelas enchentes e intempéries climáticas. A possibilidade de recomeço nas lavouras dessas famílias foi possível graças a uma parceria entre a Sicredi Vale do Rio Pardo e cooperativas de agricultores familiares – Coopersanta, Cooprova, Coopervec, Coopasvale, Copromel – Associação dos Feirantes de Santa Cruz do Sul, com apoio da EMATER, Sebrae, Afubra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Agropecuário. No projeto, todas as mudas e sementes serão repassadas aos produtores sob forma de doação, ou seja, sem qualquer custo aos produtores.
Em pouco mais de uma semana desde o lançamento da ideia, as entidades conseguiram se reunir, realizar levantamentos e iniciar a entrega das mudas de alface, repolho, couve flor, tomate, rúcula, dentre outras hortaliças. A iniciativa ainda contemplou entrega de sementes. “Foi uma mobilização rápida, mas extremamente efetiva. Nossa expectativa é contemplar, nos próximos meses, cerca de 350 famílias dos nove municípios de atuação da Sicredi Vale do Rio Pardo”, destacou o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry.
Somente em Santa Cruz do Sul, são cerca de 600 mil mudas doadas para 80 famílias. A primeira entrega, totalizando 88 mil mudas para 69 produtores cadastrados, ocorreu na manhã desta segunda-feira, com a presença de lideranças e agricultores. A iniciativa conta com recursos do Fundo Social da Sicredi Vale do Rio Pardo e também com recursos advindos da campanha nacional do Sistema SICREDI. Em Venâncio Aires, a primeira entrega ocorreu na última quinta-feira, 23, contemplando 50 famílias com cerca de 50 mil mudas e sementes. Na sequência, a cada quinze dias serão entregues novos volumes de mudas pelos próximos dois meses por se tratar de um projeto continuado e não pontual.
Sobre o projeto – A iniciativa conjunta foi criada para fortalecer o meio rural em busca da retomada da produção de alimentos, fomentando o setor de hortigranjeiros, fortemente afetado pela catástrofe climática. O objetivo foi o de criar uma alternativa de um caminho de construção coletiva para ajudar os produtores, e por consequência beneficiar toda a comunidade consumidora desses produtos em mercados e feiras rurais, fomentando da economia regional. “Em nome dos nossos 70 mil associados posso dizer que estamos muito felizes por colaborar e contribuir dentro da nossa missão e pela grande parceria estabelecida para a retomada se não o recomeço de atividades”, destacou Petry.
CRÉDITO: AI Sicredi/VRP