O Imposto de Renda do Bem é um movimento para incentivar as pessoas físicas que pagam Imposto de Renda a destinar parte do valor a ser pago, a entidades aptas para realização de projetos sociais. O assunto ganha espaço todos anos, especialmente quando inicia o período para declaração do Imposto de Renda. Em Venâncio Aires, entre as entidades e projetos já contemplados com os repasses está a Ong Paresp, Parceiros da Esperança. Por lá, uma sala de informática foi equipada com 12 computadores com os devidos acessórios, impressora e ar condicionado, a partir dos recursos de quase R$ 40 mil destinados através do Imposto do Bem.
O prazo para declaração inicia dia 15 e vai até 31 de maio e os contribuintes podem optar por destinar até 6% do que vão pagar a Receita Federal, ao Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal dos Idosos. Neste sentido, conforme o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim, a pasta intensifica a campanha, sendo que não há mais a possibilidade de fazer o repasse diretamente às entidades. Esses repasse às entidades são realizados a partir da apresentação e aprovação de projetos aos conselhos municipais.
De acordo com a contadora Aline Gauer, delegada do Conselho Regional de Contabilidade, parceira na divulgação da campanha, destaca que a possibilidade de doação vale para a declaração completa. É possível doar até 6% do valor devido. “É possível fazer a destinação dos valores aos conselhos que envolvem crianças, adolescentes e idosos. São dois momentos que esse repasse pode ser feito: no ato da declaração do imposto ou ainda ao longo do ano, desde que seja emitido recibo da doação com o CNPJ do conselho. A doação feita fora do prazo poderá ser deduzida do Imposto do ano seguinte”, explica ela.
ENTIDADES: As entidades aptas a receber recursos financeiros através do Comdica, são: Pasresp – Parceiros da Esperança, Comitê de Cidadania Contra a Fome, Miséria e pela Vida de Venâncio Aires, CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, UNISC de Venâncio Aires, Planeta Vivo, Ong Alphorria e Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Já através do Conselho do Idoso, são as entidades Lar Novo Horizonte, Associação da Terceira Idade e Sesc.
Foto: Divulgação/AI PMVA