Importância da cadeia produtiva do tabaco em destaque na abertura da 23ª Expoagro Afubra

Olá Jornal
março26/ 2025

A 23ª Expoagro Afubra foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 25, no parque da entidade, em Rio Pardo. O ato de abertura contou com a presença de deputados estaduais, federais, e do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB). Durante a sua passagem pelo evento, o gestor enalteceu a importância da cadeia produtiva para a economia do estado, reforçando o apoio do governo gaúcho ao principal segmento econômico do Vale do Rio Pardo.

“A fumicultura é uma produção fundamental para a nossa economia. Este é o segundo commodity de vegetal mais exportado do nosso estado, ficando atrás apenas da soja, e gera emprego e renda diretamente para pelo menos 70 mil famílias no interior do estado […] E é exatamente por isso que este setor da agricultura tem o apoio do Governo Gaúcho e enviamos um secretário para defender essa produção durante a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco,” destacou.

Durante a abertura, o presidente da Afubra, Marcílio Drescher, reforçou a história de 70 anos da entidade, em defesa e suporte dos produtores. Além disso, ressaltou a superação dos produtores em períodos de catástrofes e desafios climáticos. “Mesmo com todas as dificuldades, adversidades e catástrofes, nós tomamos força e enfrentamos com superação os desafios. Queremos mostrar que somos e sempre seremos, ainda mais neste momento de superação, o agro da salvação,” finalizou.

MEDALHA
Durante a abertura, a deputado Kelly Moraes (PL) realizou a entrega da Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa à Afubra em reconhecimento aos seus 70 anos de contribuição para a fumicultura e o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.

A parlamentar ressaltou a importância da entidade para o desenvolvimento da agricultura no estado. “A Afubra tem um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura e na força da fumicultura. Essa trajetória reforçou o associativismo e garantiu segurança para os produtores com o seguro. Este reconhecimento é para todos que colaboraram nesta história.”

Olá Jornal