A noite desta quarta-feira, 27, foi especial no Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul). Até o fim da semana a instituição sedia a 6ª Mostra Venâncio-Airense de Cultura e Inovação (Movaci) e a abertura oficial ocorreu na noite desta quarta. Além de alunos, servidores e professores, o ato contou com a participação de escolas de rede municipal que integram a mostra.
O evento oficial contou com a participação do diretor-geral do IFSul, Cristian Oliveira da Conceição, a secretária municipal de Educação, Joice Battisti e as professoras Joseline Both e Letícia Pacheco, que representaram a comissão organizadora.
Durante as manifestações, as docentes destacaram a importância da Movaci no desenvolvimento da educação pública. “A Movaci nos testa para superar desafios. Estimula os alunos e os trabalhos que estão são uma mostra da nossa capacidade de transformação. Realizar esta edição, mostra que a educação pública pode muito e merece mais respeito,” destacou Joseline.
Conceição destacou a importância da integração para concretizar a mostra cientifica. “Os humanos têm a capacidade de trabalhar em conjunto com criatividade, fé e inspiração. Isso prova que podemos realizar esta mostra e vamos nos unir para fazer, de um jeito ou outro.”
A secretária municipal parabenizou o envolvimento dos docentes e funcionários, além da parceria com a rede escolar do município. “A Movaci nos testa para superar desafios. Estimula os alunos e os trabalhos que estão expostos demostram a capacidade das nossas escolas.”
A noite contou ainda com apresentação do conjunto municipal da EMEF Félix Hoppe e palestra do professor Saul Benhur Schirmer.
A programação segue até a sexta-feira, 29, com apresentação de 132 projetos de pesquisa e extensão. Atrações culturais também integram o evento.