Hospital São Sebastião Mártir apresenta novo posicionamento de imagem

Guilherme Siebeneichler
julho22/ 2017

No seu aniversário de 82 anos o Hospital São Sebastião Mártir apresenta o seu novo posicionamento de comunicação, bem como uma evolução na identidade visual, através de um redesign estratégico, que foi pensado e estruturado em parceria com a AgênciaTraçoD Comunicação e Design. O principal objetivo da mudança, é manter o significado e representatividade que o hospital carrega na sua tradição de mais de 80 anos de cuidados e envolvimento com as pessoas.

Inspirado por todos que diariamente estão envolvidos com a instituição, sejam colaboradores, apoiadores, voluntários ou terceiros, e, principalmente as pessoas que utilizam os diversos serviços disponibilizados. O novo posicionamento “De pessoas para pessoas” é também resultado da busca e do compromisso que o HSSM tem em aprimorar os seus serviços, mantendo o carinho, o cuidado e a responsabilidade com a saúde da comunidade.

“Nada mais justo do que posicionar o HSSM mais próximo das pessoas”, é assim que o administrador do Hospital São Sebastião Mártir Jonas Kunrath define este novo momento da instituição. Ele ressalta que “o HSSM vem passando por estruturações internas tem um bom tempo, cada vez mais buscando aproximar-se da comunidade e fazendo essa entender o que é o hospital.”

Kunrath salienta que a estrutura de 11mil m² é repleta de pessoas e que “São elas que dão vida ao Hospital. São elas que acolhem o paciente, que ajustam os parâmetros do equipamento, que realizam um ato cirúrgico, uma medicação para aliviar a dor, que mantêm a limpeza dos ambientes e das roupas, que preparam as refeições servidas, que realizam os processos administrativos, que interpretam os resultados de exames e que dão a conduta necessária para as pessoas que precisam de atendimento possam ter seu estado de saúde melhorado.”

O diretor da Agência TraçoD e responsável pelo atendimento ao HSSM, Luiz Gerlach, destaca que é importante o envolvimento da comunidade com o hospital. Ele destaca que “estar envolvido com a comunicação desta instituição tão importante para todos é desafiador e ao mesmo tempo muito gratificante, pois acreditamos que este trabalho é essencial para uma boa relação entre Hospital e comunidade. Este novo momento, através de um novo posicionamento e marca renovada, é consequência de um amadurecimento nas relações entre HSSM, pessoas e os processos envolvidos”.

Responsável pelo redesign da marca, o designer Josué Pereira Dias destaca que o maior desafio foi manter a tradição na nova identidade visual e ao mesmo tempo deixar a marca com um ar contemporâneo. “Buscamos manter elementos que já faziam parte da antiga identidade, como o uso das iniciais SS, mas com um visual totalmente renovado, com a união das letras, criou-se um novo símbolo, representando uma cruz em alusão ao cuidado oferecido aos seus pacientes”, ressaltou o designer.

A comunidade começará a perceber a novidade visual na comunicação do Hospital a partir do dia 22/07. Porém todas as mudanças, que envolvem materiais internos e externos, documentos, e estruturas físicas serão ajustadas gradativamente, até o final do ano de 2017.

RELAÇÕES
O presidente do hospital, Oly Pedrinho Schwingel, destaca que as relações com a comunidade ganham força com o novo posicionamento. “Os moradores da nossa cidade sempre apoiaram o nosso hospital. Esse novo posicionamento com certeza ampliará essa relação.”

Para o médico, mesmo com o momento exigindo superação dos desafios, em especial os financeiros, o trabalho de valorizar os profissionais e demais envolvidos na instituição é fundamental para melhorar as relações com a sociedade.

HOSPITAL
O HSSM, fundado em 22 de julho de 1935, tem hoje uma estrutura 11mil m², realizando cerca de 4.288 atendimentos ambulatoriais mensais. A instituição conta com 465 funcionários e 155 médicos no seu corpo clinico. Atualmente o HSSM conta com 138 leitos ativos.

Guilherme Siebeneichler