O deputado Heitor Schuch (PSB/RS) confirmou hoje sua participação na 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 10), representando a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, da qual é presidente. O encontro acontece em novembro, no Panamá, e retomará a discussão, em âmbito mundial, de novas regras para a produção de tabaco com uma possível exigência de diminuição da área plantada.
O parlamentar viajará junto com a comitiva de entidades representantes do setor de tabaco, com o objetivo de defender os produtores de fumo. Essa posição, já foi levada ao governo brasileiro, em audiências realizadas junto ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, e ao ministro da Agricultura,Carlos Fávaro. “A delegação oficial do Brasil na COP precisa levar em conta a importância social e econômica da fumicultura para o país”, reforça Schuch.
O deputado lembra que essa é uma cultura consolidada, que envolve diretamente mais de 128 mil famílias de produtores, gera milhares de empregos e é a base da economia de 488 municípios da Região Sul do Brasil. “É uma atividade fundamental para a economia do país, fonte de desenvolvimento, emprego e receita na agricultura e na cidade”.