O Campeonato Gaúcho de Basquete vai ter Guarani/ALM e Banrisul Caxias do Sul na decisão. A equipe de Venâncio Aires garantiu vaga na final eliminando o Clube Arranca de Cruz Alta. A semifinal ocorreu na tarde deste domingo, 27, no Centro de Eventos da Coopeva.
O rubro-negro bateu os visitantes por 109×48, com uma atuação forte de todo o elenco, comandados pelo técnico Athos Calderaro. O time iniciou jogando com os experientes Rogério Klafke, Nandão Ferreira e Leandro Salsicha, ao lado de Léo Assmann e Digo. Porém, os demais jovens que atuaram ao longo do confronto não ficaram devendo.
O aspecto negativo ficou por conta da presença de público, em uma semifinal de estadual do basquete. Fatores como a chuva e o jogo do Internacional pelo Campeonato Brasileiro foram aspectos que pesaram. Mas para o primeiro confronto da decisão, dia 4 de dezembro, em Venâncio Aires, diretoria e elenco pedem a presença do público para fazer pressão sobre o Caxias.
No duelo com o Arranca, o Guarani exerceu boa atuação tática do início ao fim. O camisa 9, Nandão foi o cestinha rubro-negro, com 24 pontos. Com 19 pontos, o camisa 10, Lucas de Campos veio em 2º como maior pontuador pelo lado dos donos da casa.
A diferença de 61 pontos no placar final demonstrou a forte dedicação do time em casa, que no 1º quarto já aplicava 39×11 sobre o Clube Arranca. Os visitantes foram marcar os primeiros pontos apenas há menos de 4min para encerra o 1º quarto. No 2º quarto o Guarani já vencia por 57×21, no 3º quarto por 77×35 e ao fim do duelo, 109×48.
O adversário do Guarani na final, o Caxias venceu a outra semifinal por 70×47 o Sogipa de Porto Alegre. Se o primeiro confronto da final o rubro-negro jogará em casa, o segundo jogo será no dia 7 na Serra Gaúcha e, se necessário, a terceira partida será no dia 9 de dezembro.
Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal