Grupo propõe inclusão da etnia em nomes de ruas de Venâncio Aires

Olá Jornal
novembro20/ 2024

A proposta foi apresentada por grupo de professoras que buscam identificar personalidades negras que denominam vias públicas de Venâncio Aires. Representantes do projeto participaram da tribuna livre da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 18, e detalharam medidas para identificar a história de pessoas negras que ajudaram na construção da Capital do Chimarrão.

As professoras trabalham a temática afro-brasileira nas salas de aula do município. Aliada a sugestão para novos nomes de vias com a identificação da etnia, as docentes realizam um levantamento histórico das ruas que levam o nome de pessoas negras no município, com a proposta de demarcar estes espaços e o resgate da memória destas personalidades.

Durante a participação na sessão, o grupo solicitou apoio para que nas próximas indicações para nomes de ruas, seja colocada a etnia da pessoa acompanhada de uma biografia, buscando facilitar a atualização do material. “Precisamos conhecer o nosso espaço e dar visibilidade àqueles que também ajudaram a construir o município. É preciso resgatar as pessoas negras que dão nome às ruas em Venâncio Aires. Mostrar para a nossa comunidade essa história,” destacou a professora Silvania Inês de Carvalho.

O projeto se soma às ações locais que marcam o dia 20 de novembro, quando é celebrado em todo o país pela primeira vez o Dia de Zumbi dos Palmares e Nacional da Consciência Negra no Brasil.

Olá Jornal