Santa Cruz do Sul vai elevar ainda mais o seu patamar de excelência em hospedagem. O Grupo Accor, dono de mais de 30 marcas de hotéis, a Vitória Empreendimentos Ltda e o Grupo Atta Empreendimentos Imobiliários anunciaram na manhã desta quarta-feira, dia 3, no Palacinho da Praça da Bandeira, a construção de um hotel com a bandeira Ibis, hoje presente em mais de 100 países. O investimento está estimado em cerca de R$ 30 milhões e o hotel deverá disponibilizar 100 acomodações.
O terreno é da Vitória Empreendimentos Ltda e fica em local de fácil acesso, na Rua Doutor Ortenberg, esquina com a Rua Coronel Oscar Jost, bem próximo ao Parque da Oktoberfest. O lançamento deve ocorrer até o final do ano e após serão mais 36 meses até a finalização da obra. Desenvolvido dentro do conceito de condo-hotel, o empreendimento une os setores imobiliário e hoteleiro, com unidades autônomas adquiridas por diferentes compradores e com escritura definitiva.
Nas fases de construção e operação cerca de 30 empregos diretos e outros 200 indiretos devem ser gerados. Os projetos para obtenção das licenças junto à prefeitura já estão sendo encaminhados e nos próximos dias uma empresa terceirizada virá a Santa Cruz do Sul para elaboração de um estudo que vai demonstrar aos investidores locais uma prospecção da rentabilidade do negócio. Serão compilados dados do comércio, indústria, serviços, ocupação da rede hoteleira e investimentos futuros.
A topografia do terreno já foi concluída e agora será feita a sondagem do solo para analisar as condições da área para construção das fundações. De acordo com o desenvolvedor do Grupo Atta, Vítor de Souza, uma das preocupações é com a estética da construção, que deverá trazer uma arquitetura moderna e inovadora. “Vamos trazer algo muito moderno, com um layout novo, que chame a atenção dos clientes e dos moradores do entorno. Não será um caixote, temos essa preocupação com a beleza do prédio, com uma fachada bonita”, disse.
Durante a coletiva com a imprensa, Vitor destacou que em 2016 o grupo Accor já havia anunciado o investimento em Santa Cruz, que por fim acabou não se concretizando. Ele destacou que a escolha por Santa Cruz do Sul também foi embasada em uma pesquisa de mercado. “Vamos elevar o nível da hotelaria, que já é muito bom aqui em Santa Cruz, para um padrão internacional e trazer prosperidade e um fluxo de turistas ainda maior. Aqui tem muito turista internacional que já está acostumado a se hospedar no Ibis na Europa, na América Latina e agora vai poder encontrar aqui o mesmo padrão de qualidade que encontra lá fora”, frisou.
Em Brasília, acompanhando a Marcha dos Prefeitos, a prefeita Helena Hermany enviou uma mensagem de boas-vindas aos investidores, disse estar orgulhosa e destacou que Santa Cruz está em festa com o anúncio. “A vinda do hotel Ibis é um exemplo deste momento de modernização pelo qual passa o nosso município. O olhar dos investidores se volta para nós porque somos uma cidade pujante, reconhecida pela beleza e limpeza das ruas, pela segurança, por uma excelente infraestrutura e acima de tudo pela qualidade de vida que nos faz estar entre as melhores do Brasil”.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, César Cechinato, que fez as honras da casa na ausência da prefeita, Santa Cruz do Sul passa por um excelente momento no que diz respeito a atração de novos investimentos. Ele ressaltou o elevado PIB do município, a localização privilegiada e a infraestrutura planejada para a realização de grandes eventos, características que fazem com que o município seja visto com interesse pelos investidores. “Estamos na esquina do Rio Grande, é fácil chegar aqui, temos um turismo forte de eventos e de negócios, contamos agora com um grande centro de eventos e um parque localizado bem no centro da cidade, o que poucas cidades no mundo têm”, disse.
César avaliou que Santa Cruz do Sul vai viver um período de crescimento expressivo na economia e destacou que nos últimos 60 dias muitas empresas manifestaram a intenção de se instalar no município, realocando negócios que estão em cidades fortemente afetadas pela recente tragédia climática.
CRÉDITO: AI Prefeitura de Santa Cruz do Sul