O Grêmio está nas oitavas de final da Copa do Brasil 2016. Em duelo com o Atlético-PR na Arena em Porto Alegre, os 90min de bola rolando foram de derrota, na estreia de Renato Portaluppi no comando Tricolor.
Um começo não esperado, já que o time tinha a vantagem pela vitória no Paraná por 1×0. No entanto, o Atlético devolveu o 1×0 na Arena e levou a disputa para os pênaltis. Com doses fortes de sofrimento, o Grêmio venceu por 4×3 nos pênaltis, depois de 16 cobranças e 10 penalidades erradas ou defendidas, em um duelo de Marcelo Grohe com o goleiro da Seleção Olímpica, Weverton.
O jogo
No primeiro tempo, em um duelo fraco em chances criadas, foi o Atlético que soube aproveitar a oportunidade mais clara que obteve. Aos 29min, o volante Hernani chutou cruzado sem muita força, em direção ao goleiro Marcelo Grohe.
Mas o gremista bateu roupa e a bola sobrou nos pés do atacante André Lima, que abriu o placar. Frango de Grohe. Foi o 13º gol do camisa 99 na temporada, artilheiro dos atleticanos em 2016. Na etapa final, o Tricolor bem que tentou, mas esbarrou na falta de criação e quando as oportunidades vieram o goleiro Weverton anulou.
Outro episódio negativo do 2º tempo foi na saída do atacante Henrique Almeida. Em sua subsituição o atleta fez sinal com o dedo médio contra a torcida, o que irritou os gremistas nas arquibancadas, que o xingaram demais.
Emoção nos pênaltis
Assim, o duelo foi para a disputa de pênaltis na Arena, onde emoção sobrou para o coração da torcida gremista. Após os cobrados de Grêmio e Atlético acertarem as cobranças vieram uma sequência de três penalidades erradas pelo Tricolor e outras três dos visitantes.
Dessas batidas, Marcelo Grohe defendeu duas e outra foi chutada para fora. Já Weverton pegou as três cobranças gremistas. Nas cobranças alternadas, Weverton voltou a defender uma cobrança do zagueiro Kannemann, mas Grohe foi ainda mais protagonista e pegou outras duas cobranças.
Grêmio nas oitavas de final, para vibração do Tricolor e da torcida que vaiou Grohe no tempo regular e teve de se ajoelhar para agradecer o defensor.
Cobranças dos pênaltis:
Grêmio – Maicon (Gol), Edílson (Gol), Walace (Errou – Weverton pegou), Douglas (Errou – Weverton defendeu) e Luan (Errou – goleiro pegou).
Cobranças alternadas – Marcelo Oliveira (Gol), Kannemann (Errou – chutou pra fora), Guilherme (Gol).
Atlético-PR – Thiago Heleno (Gol), João Pedro (Errou – Grohe defendeu), Otávio (Errou – Grohe pegou), José Ivaldo (Errou – chutou pra fora) e Hernani (Gol).
Cobranças alternadas – Marcos Guilherme (Gol), Weverton (Errou – Grohe pegou), Paulo André (Errou – chutou no travessão).
Escalações:
Grêmio – Marcelo Grohe, Edílson e Marcelo Oliveira, Pedro Geromel e Kannemann, Walace e Maicon, Douglas e Luan, Henrique Almeida (Entrou Guilherme) e Pedro Rocha (Entrou Batista). Técnico: Renato Portaluppi.
Atlético-PR – Weverton, Paulo André e Léo, Thiago Heleno e Zé Ivaldo, Otávio e Hernani, Pablo (Entrou João Pedro) e Nicolas, Luan (Entrou Juninho) e André Lima (Entrou Marcos Guilherme). Técnico Paulo Autuori.
Demais resultados da Copa do Brasil – Quarta-feira, 21:
Botafogo da Paraíba 1×0 Palmeiras (Palmeiras venceu 1º jogo por 3×0 e está classificado);
Ponte Preta 2×2 Atlético-MG (Primeiro jogo foi 1×1 em Minas, assim Atlético está classificado pelos gols fora);
Corinthians 1×0 Fluminense (Primeiro jogo foi 1×1 no Rio de Janeiro, Corinthians classificado);
Vasco 2×2 Santos (Primeiro jogo foi 3×1 para o Santos, que está classificado);
Cruzeiro 1×0 Botafogo (Primeiro jogo foi 5×2 para o Cruzeiro no RJ, e está classificado).