Após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a cidades no Rio Grande do Sul que sofrem com as fortes chuvas desde a semana passada, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil assinou portaria em que reconhece o estado de calamidade pública em 336 municípios do estado. Entre eles, Venâncio Aires, que decretou o estado de calamidade ainda na quinta-feira, 02.
Na Capital do Chimarrão são mais de 13 mil pessoas desalojadas desde o início da chuva na segunda-feira, 29. Atualmente estão em abrigos públicos 143 pessoas no ginásio de Mangueira, 95 em Estância Nova, e outros 43 na Sercsate, no bairro Santa Tecla.
O reconhecimento do estado de calamidade pública agiliza o envio de apoio e dinheiro para o estado e esses municípios, passando por cima de burocracias. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até agora 83 pessoas morreram em decorrência das enchentes que atingem o estado. O boletim foi divulgado às 18h, de domingo, 05, com o dados mais recentes sobre a tragédia climática que já afetou 341 municípios.
FOTO: Divulgação/AI Gov. RS