A quinta-feira, 04, marcará o início de um período de queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, a chegada de uma massa de ar frio pelo Oeste e Sul do estado provocará uma redução nas temperaturas máximas nos próximos dias.
O dia será de céu entre nuvens, com temperaturas variando entre 20°C e 25°C na maior parte dos municípios gaúchos. Enquanto aberturas de sol devem ocorrer principalmente no Oeste e no Sul, onde o tempo tende a se manter firme, a Metade Norte do estado terá predomínio de nebulosidade, com chuva e garoa ao longo do dia. Em pontos isolados, a precipitação pode ser intensa.
Essa será a primeira incursão de ar frio mais intensa do outono, afetando a Região Sul e parte do Sudeste do Brasil. Ainda nesta quinta-feira, a massa de ar frio deve alcançar o Centro da Argentina e o Sul do Uruguai, derrubando as temperaturas em Buenos Aires e Montevidéu. No Brasil, o avanço da frente fria será sentido no Rio Grande do Sul a partir da noite e seguirá ao longo da sexta-feira, 05.
O ar frio se espalhará pelo Sul do Brasil entre sexta e sábado, alcançando o Sudeste no fim de semana.
Nas áreas de maior altitude, como os Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, e o Planalto Sul de Santa Catarina, as mínimas podem se aproximar de 0ºC no amanhecer de sábado, 06, não se descartando as primeiras temperaturas negativas de 2025. Além disso, a massa de ar frio deve provocar geada, especialmente nas baixadas das regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Com a chegada do frio, a recomendação é de atenção redobrada para quem vive em áreas mais vulneráveis e para a proteção de culturas agrícolas sensíveis à geada.