Focada em sua estratégia ESG, Alliance One Brasil completa 20 anos de atuação

Olá Jornal
maio12/ 2025

No dia 13 de maio, a Alliance One Brasil (AOB), juntamente com sua empresa matriz global, a Alliance One International (AOI), completam 20 anos de história. Com sua matriz brasileira instalada em Venâncio Aires (RS), a empresa vislumbra o futuro com otimismo, guiada por sua estratégia ESG e naquilo que mais acredita: pessoas.

Presente nos três estados da Região Sul, que concentram 98% da produção de tabaco no Brasil, a AOB trabalha focada em seu propósito de fortalecimento e valorização do setor como um todo, incluindo comunidades, produtores, funcionários e demais elos ligados à cadeia produtiva.

Preocupada em entregar qualidade, confiança e integridade aos seus clientes, a Alliance One busca valorizar ainda mais a posição do Brasil enquanto líder mundial em exportações de tabaco há mais de três décadas e segundo maior produtor global. Somente em 2024, o país exportou 455 mil toneladas do tabaco, o que gerou uma receita de US$ 2.98 bilhões. Bélgica, China, Estados Unidos, Egito e Indonésia lideraram entre os principais destinos do produto, que representou aproximadamente 5% do total de exportações do Brasil no último ano.

Atualmente, a AOB possui cerca de 3,2 mil colaboradores em todas as suas unidades. Sua atuação está distribuída no Rio Grande do Sul (Passo do Sobrado e Venâncio Aires), em Santa Catarina (Pinhalzinho, Araranguá, Pouso Redondo e Canoinhas), e no Paraná (Rio Azul).

ESG: PRESENTE E FUTURO
Desde o lançamento de sua estratégia ESG em 2021, a Alliance One trabalha para ser vista cada vez como referência com relação às práticas sociais, ambientais e de governança não apenas dentro da cadeia do tabaco, mas também no segmento do agronegócio. “Estamos diante de um cenário de mudanças intensas: o mercado global exige inovação, o planeta exige compromisso, e as pessoas exigem sentido. Por isso, nosso foco em ESG não é uma resposta à tendência, mas à coerência”, pontua o Diretor de Operações da AOB, Simon Yeo.

No cargo desde agosto do ano passado, o executivo destaca que a Alliance vem implementando ações com intuito de trazer mais eficiência, inovação genética, segurança no trabalho e respeito à natureza, mas afirma que o grande ativo da empresa reside no “S” da sigla, que foca em responsabilidade social e pessoas: “Graças à cultura que criamos, nossos colaboradores, gestores e C-levels sentem-se representados pela missão da Alliance. O envolvimento dos nossos funcionários com ações sociais tornou-se natural, virando parte da rotina laboral e, consequentemente, da cultura organizacional”, destaca.

O Diretor Regional das Américas da Alliance One, Fernando Limberger, ressalta que o compromisso da empresa “vai além da eficiência das entregas”, passando pelo “reconhecimento, pela escuta e pelo cuidado com cada elo ligado ao setor”, e celebra: “Nossa companhia completa 20 anos de história sustentada na qualidade do que entregamos, na responsabilidade das nossas relações e, acima de tudo, nas pessoas que fazem parte dessa cadeia, que são os verdadeiros protagonistas”.

A cada ano, a Alliance One, através do grupo Pyxus (holding da qual faz parte), reporta globalmente e de forma aberta seus dados referentes a Direitos Humanos e Cadeia de Suprimentos, com intuito de monitorar, gerar transparência e mostrar os avanços aos stakeholders envolvidos. Resumidamente, a empresa planeja, acompanha e se retrata aos stakeholders envolvidos. O relatório mais recente, referente ao ano-fiscal de 2024, pode ser conferido aqui.

VALORIZAÇÃO
A empresa também implementa uma série de programas alinhados às suas diretrizes ESG a fim de contemplar as necessidades do produtor, mas com diferenciais na comparação com o restante do setor. É o caso do BAB (Beyond Agronomy Basics), programa que tem como objetivo levar as melhores práticas agronômicas de conservação e melhoria dos solos, testadas e recomendadas para cada região, agregando conhecimento, troca de experiência, aumento de produtividade, qualidade e renda. Desde 2021, mais de três mil pessoas foram treinadas em 96 municípios espalhados por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Na mesma linha do BAB, existe o projeto DiversificAÇÃO – com intuito de maximizar a renda do produtor –, que fornece aos produtores integrados sementes de alta tecnologia, fertilizantes, defensivos agrícolas e assistência técnica para a produção de milho, que se soma ao tabaco. Já são mais de 26 mil hectares cultivados com insumos oriundos do projeto.

FOTO: Gelson Pereira

Olá Jornal