O fim de semana de Carnaval será marcado pelo avanço da instabilidade no Rio Grande do Sul. No sábado, 09, apesar do predomínio do sol durante o dia, são esperadas pancadas de chuva na segunda metade do dia em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com intensidade moderada a forte. Não chove apenas no Litoral Norte, onde o tempo é firme. Já no domingo, 10, o clima permanece semelhante, porém a temperatura deve cair em algumas regiões.
A chuva virá em pancadas isoladas no sábado, mas alcançará grande parte do território gaúcho. Os maiores volumes, 30 milímetros, estão previstos para Serra, Fronteira Oeste, Norte e Vale do Taquari. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, por exemplo, esse valor representa 20% do esperado para o mês de fevereiro.
Na região neste sábado, 10, o ar quente domina o tempo e ocorre mais um dia de sol com poucas nuvens no Vale. Mas, a partir da tarde também há possibilidade de ocorrer chuvas típicas de verão, isoladas e passageiras. As temperaturas ficam agradáveis ao amanhecer. Já a tarde, apresenta marcas elevadas, podendo ocorrer intensa sensação de calor em alguns momentos. Atenção para os altos índices de radiação solar e baixa umidade do ar. As temperaturas variam entre 25ºC e 40ºC em algumas localidades.
No domingo, 11, o tempo continua firme e o sol predomina em boa parte do dia. Porém, no decorrer da tarde também ocorrem períodos de maior nebulosidade, quando não se pode descartar a ocorrência de chuvas típicas de verão, distribuídas de forma muito irregular e com risco de temporais isolados. As temperaturas se mantêm agradáveis ao amanhecer. Já, durante a tarde as marcas ficam ainda mais elevadas, intensificando a sensação de calor. Segue o alerta para altos índices de radiação solar e baixa umidade do ar. As marcas variam entre 25ºC e 41ºC em municípios da região.