A 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), inicia em menos de duas semanas com uma programação recheada de atrações culturais, esportivas e encontros institucionais que movimentarão o Parque do Chimarrão nos dias 1º a 04 e de 07 a 11 de maio. Um dos destaques deste ano são os dias com entrada gratuita, além da forte presença de autoridades, entidades regionais e estaduais ao longo do evento.
Os visitantes poderão aproveitar a Fenachim sem custo de entrada em dois dias específicos. No dia 1º de maio (quinta-feira), a entrada será gratuita até as 14h. Após esse horário, o valor do ingresso passa a ser R$ 20. Já no dia 11 de maio (domingo), o acesso ao parque será gratuito até as 15h, com cobrança de ingresso também no valor de R$ 20 após esse período. Em ambos os dias, as exposições funcionarão das 10h às 22h e a programação inclui shows musicais, apresentações culturais, atividades esportivas e outras atrações para todas as idades.
A Fenachim também se destaca como um espaço de integração e diálogo entre instituições públicas e privadas. A abertura oficial do evento ocorre no dia 1º de maio, às 15h, no Chimarródromo, com a presença de autoridades estaduais. No dia 02, o parque recebe a assembleia conjunta das associações de prefeitos AMVAT e AMVARP e o Encontro da União dos Vereadores do RS. No sábado, 03 de maio, ocorre o tradicional Encontro Estadual de Soberanas e Mascotes.
No dia 07 de maio, o evento abre espaço para pautas da saúde pública, com a realização do 28º Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo, além da reunião do Corede VRP.
O dia 08 será de Encontro Regional de Turismo promovido pelas associações Amturvales e Aturvarp, além do 1º Encontro da Família Rotária. Em 09 de maio, estão previstas reuniões com extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar e com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Conpir), reforçando a pluralidade de temas abordados no evento.
Encerrando a agenda de encontros institucionais, no dia 10 de maio acontece o Encontro da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari.