A 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul encerrou nesse domingo, 27, com resultados expressivos para a Feira da Agricultura Familiar, que a cada ano se fortalece como um dos grandes destaques da festa. Com vendas totais de R$ 633.303,12, os expositores celebraram um aumento expressivo de 7,15% em relação a 2023, e de 16,81% comparado a 2022, ano em que a feira passou a ter uma estrutura mais ampla. Mais do que um simples mercado, o espaço se tornou um verdadeiro ponto de encontro para quem busca a qualidade dos produtos do campo e a valorização da produção artesanal, com flores, sementes crioulas, artesanatos rurais e uma vasta gama de delícias agroindustriais.
Conforme o levantamento feito pela coordenação da feira, a maior parte do faturamento aconteceu no segundo fim de semana da programação, com R$ 235 mil em produtos vendidos. No primeiro período, as vendas atingiram R$ 167 mil, enquanto no terceiro e último fim de semana foram comercializados R$ 230 mil. Em sua terceira edição, o espaço contou com 40 expositores, dos quais 30 diretamente ligados à agroindústria, e outros 10 com produtos de floricultura, artesanatos rurais e sementes crioulas.
Segundo o coordenador da Feira da Agricultura Familiar e extensionista rural da Emater/RS, Carlos Corrêa da Rosa, o evento se destacou pela variedade de novidades, que atraíram a atenção dos visitantes e contribuíram para o aumento nas vendas. Entre os lançamentos mais comentados estavam o suco de polpa de butiá, doce de leite com coco, geleia de bacon com chope, salame de búfalo e uma cachaça especial comemorativa aos 200 anos da imigração alemã. “Esses produtos mostram a diversidade e a qualidade da nossa produção rural. O aumento nas vendas demonstra a valorização dos alimentos e produtos artesanais da nossa região. Além disso, a ampliação da feira deu mais visibilidade e espaço para os pequenos produtores, que tiveram a oportunidade de expor e vender com mais conforto”, avaliou Carlos.
CRÉDITO: AI Oktoberfest/Four Comunicação