A Fanpage da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires na rede social Facebook é tema de estudo da monografia da acadêmica de jornalismo Gabriela Godoy Joner, da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Com o tema “Tendências da Assessoria de Imprensa no ambiente digital: O case da Prefeitura de Venâncio Aires”, Gabriela já conquistou a nota 10 no pré-projeto da monografia no primeiro semestre de 2017 e finaliza agora o estudo de conclusão de curso.
Em contato com a equipe de Comunicação há mais de sete meses, a estudante analisa dados, realiza pesquisas e acompanha o dia-a-dia da página da Administração. Orientada pela professora Margarete Ludwig, a estudante quer compreender o perfil do jornalista à frente da Assessoria de Imprensa.
Criada em 2014, a Fanpage da Prefeitura ganha destaque há cada dia. No início de 2017 a página tinha pouco mais de sete mil fãs e em oito meses o número ultrapassou dez mil curtidores. Atualmente, a Fanpage têm 10.205 pessoas conectadas ao trabalho diário da Administração Pública. Ferramenta de extrema importância na comunicação dos dias atuais, as redes sociais auxiliam na propagação das informações, notícias, avisos e utilidades pública do município e soma-se aos demais canais de divulgação como o site (www.pmva.com.br) e ao canal do Youtube (https://www.youtube.com/
Acompanhando o trabalho da Comunicação da Prefeitura da Capital Nacional do Chimarrão há mais de um ano, a estudante explica que pode partilhar com os colegas de faculdade debates importantes sobre o trabalho da Assessoria de Imprensa Digital e sobre o advento do jornalismo na Internet. Gabriela explica ainda que acompanhou além da Fanapange de Venâncio Aires, a página de Prefeitura de uma cidade do Paraná, porém acabou optando pela cidade gaúcha para realizar o estudo final.
A Fanpage da Prefeitura é gerenciada pela equipe de Comunicação Social, coordenada pela Jornalista Adriene Antunes e ainda conta com apoio dos integrantes do Departamento de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que controla e responde as mensagens, pedidos e informações enviadas pela comunidade.
CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA