A Famurs realiza nos dias 5 e 6 de julho, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 509, Centro de Porto Alegre), o 37º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Com o tema “Mais Brasil, menos Brasília”, a edição deste ano abordará a defesa por mais autonomia das cidades e de uma maior transferência de recursos da União para as prefeituras, com o intuito de tornar a gestão pública local mais eficaz. O evento ainda marca a posse da nova diretoria da Federação. As inscrições serão feitas no local. O evento tem patrocínio do Banrisul, da Corsan, do Badesul, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Bradesco e do BRDE. O Detran e a CNM são apoiadoras do 37º Congresso de Municípios do RS.
“A realização do congresso possibilita a discussão de temas que vão contribuir para o trabalho nas prefeituras. Também é uma oportunidade para o fortalecimento das relações entre as pessoas que tem a missão de administrar os municípios do Rio Grande do Sul”, explicou o presidente da Famurs, Luciano Pinto. O evento conta com o patrocínio do Banrisul.
A solenidade de abertura acontece na quarta-feira (5/07), a partir das 9h. Em seguida, as autoridades e demais participantes do evento visitarão a Feira de Expositores. Às 14h, Luciano e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentarão aos prefeitos os principais itens da pauta municipalista.
Em palestra especial, o advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos vai expor aos gestores municipais as principais propostas de reforma política em debate no Congresso Nacional e o impacto das possíveis mudanças na gestão pública. Será às 16h30. Um jantar de confraternização será oferecido aos prefeitos às 20h, em local a definir.
O segundo dia de atividades começará, às 9h, com o coordenador do RS 2030, Jairo Jorge, que apresentará um balanço das opiniões e ideias colhidas durante os encontros entre a direção da Famurs e os prefeitos de diversas regiões do Rio Grande do Sul. O projeto RS 2030 teve como propósito pensar uma agenda para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul nos próximos 13 anos. Na oportunidade, também será lançado um livro com a compilação das principais sugestões apresentadas durante as reuniões.
Ainda na manhã de quinta-feira (6/07), às 10h, os prefeitos terão a oportunidade de conversar com quatro secretários estaduais. João Gabbardo (Saúde), Pedro Westphalen (Transportes), Cezar Schirmer (Segurança) e Ronald Krummenauer (Educação) vão tratar, respectivamente, de atrasos na saúde, acesso asfáltico, presença de PMs no interior e transporte escolar.
O ato que encerra o 37º Congresso será a solenidade de posse da nova diretoria. O prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, assumirá como presidente da Famurs às 14h. A nova diretoria é composta por oito prefeitos de oito partidos diferentes e comandará a entidade até julho de 2018. Simultaneamente à realização do Congresso, acontece o 24º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul.
Confira a programação do evento:
Dia 5 de julho (quarta-feira)
9h – Solenidade de abertura
11h30 – Visitação à Feira de Expositores
12h – Intervalo
14h – Painel – Pauta municipalista
Luciano Pinto, presidente da Famurs
Paulo Ziulkoski, presidente da CNM
16h – Intervalo
16h30 – Palestra especial – Reforma política
Antônio Augusto Mayer dos Santos, advogado
20h – Jantar de confraternização
Dia 6 de julho (quinta-feira)
9h – Painel – RS 2030
Jairo Jorge, ex-prefeito de Canoas e coordenador do projeto
10h – Painel – Políticas do governo do RS
João Gabbardo, secretário de saúde – Atrasos na saúde
Pedro Westphalen, secretário de transportes – Acesso asfáltico
Cezar Schirmer, secretário de segurança – PMs no interior
Ronald Krummenauer, secretário de educação – Transporte escolar
12 – Intervalo
14h – Posse da nova diretoria
16h – Encerramento