A Capital do Chimarrão tem também garantido bons negócios com erva-mate no mercado internacional. As exportações com o produto principal da bebida símbolo do Rio Grande do Sul registram aumento de 7,7% a partir de Venâncio Aires. No total foram US$ 2,67 milhões em vendas. O crescimento é de US$ 190 mil frente ao ano anterior.
No Rio Grande do Sul o produto teve crescimento ao longo de 2023 de 1,8%. O estado movimentou com o produto mais de US$ 71,6 milhões, sendo US$ 1,26 milhão frente ao ano passado. O estado é o principal exportador do produto, concentra 74% do total movimentado pelo país. Juntos, todos os estados exportadores do produto, foram movimentados no mercado internacional mais de US$ 96,7 milhões.
O principal destino da produção é o Uruguai, representa 66% do total vendido no ano passado, com US$ 64 milhões em vendas. A Argentina é o segundo mercado, representando 13% do total de vendas, com US$ 12,3 milhões. Os Estados Unidos estão na terceira posição, representando 8%, com US$ 7,77 milhões em negócios globais.