Os negócios internacionais com tabaco em folhas ao longo de fevereiro fecharam em baixa, após 13 meses de altas nas vendas globais. O segundo mês de 2023 encerrou com queda de 7,7% nas vendas. Ao longo do período foram US$ 121,9 milhões em vendas, contra US$ 131,6 milhões em igual período de 2022. O resultado financeiro é motivado também pela baixa nos embarques com o produto.
Em fevereiro deste ano foram embarcadas ao mercado exterior 19.358,6 toneladas de tabaco em folhas. No mesmo mês do ano passado, foram 29.717,3 toneladas. Apesar da queda nos negócios, se a base de comparação for o valor pago por dia, em tonelada embarcada, houve valorização de 42,3%. Em 2023 a média diária foi de US$ 6.302,00 por tonelada enviada ao mercado global. Já em 2022, no mesmo mês, a média diária ficou em US$ 4.429,70.
Este foi o pior resultado para o mês desde 2017, quando foram comercializados US$ 85,6 milhões de tabaco em folhas. Ao longo deste período, fevereiro de 2019 registrou a maior rentabilidade, com US$ 189 milhões em vendas no período. O resultado foi puxado por problemas logísticos enfrentados ao longo de 2018, e que resultaram na compensação de vendas para o ano seguinte.
DEMAIS PRODUTOS
As vendas internacionais de cigarros, charutos e demais produtos industriais com tabaco, tiveram alta de 74,9% em fevereiro. No mês foram comercializados no mercado internacional mais de US$ 10 milhões e 555,8 toneladas enviadas. Em fevereiro de 2022 este segmento movimentou US$ 8,7 milhões, com 459 toneladas embarcadas.
Já os desperdícios de tabaco (talos e extratos) registraram crescimento de 29,2% no segundo mês de 2023. Foram US$ 3,8 milhões em vendas, contra US$ 2,94 milhões em igual período de 2022.
O tabaco bruto registrou queda de 23,5%. No período de 2023 foram US$ 2,63 milhões em vendas, contra US$ 3,47 milhões do ano passado.
BIMESTRE
Apesar da queda em fevereiro, no primeiro bimestre de 2023, os negócios com tabaco em folhas registraram alta de 21,3%. Em janeiro foram US$ 306 milhões, com isso nos dois primeiros meses do ano, foram negociados com US$ 427,9 milhões. Já no mesmo período de 2022, o total de vendas do produto alcançou US$ 352,6 milhões. Em janeiro do ano passado foram US$ 221 milhões em embarques, e outros US$ 131,6 milhões em fevereiro.