Expointer 2024: JTI apresenta práticas para a erradicação do trabalho infantil e fomento ao empreendedorismo rural

Olá Jornal
agosto30/ 2024

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, a Japan Tobacco International (JTI) participa da Expointer 2024 e apresenta o Programa ARISE (Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação). Iniciativa global da JTI para erradicação do trabalho infantil em comunidades produtoras de tabaco, o Programa considera tópicos, como educação e conscientização, empoderamento socioeconômico e empreendedorismo rural.

Junto ao estande da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), a JTI compartilhará a história de quatro jovens participantes do ARISE e como as ações capitaneadas pela iniciativa têm transformado vidas e comunidades.

Viviane Migueli Kurtz, por exemplo, já foi premiada duas vezes como Jovem Empreendedora Rural: a primeira por um projeto voltado à produção de ovos na granja da família e a segunda pelo desenvolvimento de projeto comunitário para revitalização de uma das praças da cidade de Santa Cruz do Sul (RS), onde mora. Já Kamily dos Santos desenvolveu um projeto de irrigação sustentável utilizando a água da chuva e o implementou na propriedade da família, em Passo do Sobrado (RS).

“O Programa ARISE, da JTI, acredita no potencial da juventude rural e busca oferecer oportunidades para que esses jovens construam um futuro promissor. A Expointer foi a plataforma ideal para apresentarmos nossas ações e para inspirar outros a se juntarem a nós nessa missão”, afirma Marines Kittel, supervisora de Projetos de Suporte ao Produtor.

Já a dupla Pablo Epp e Pedro Baierle, moradores de Arroio do Tigre (RS), também compartilharam suas experiências após participarem do curso de Técnicas Agrícolas oferecido pelo programa do ARISE, que equipou esses jovens com conhecimentos para prosperarem no setor agrícola.

Por meio do ARISE, a JTI realiza campanhas de conscientização que alcançaram mais de 130 mil pessoas em 11 municípios do Rio Grande do Sul, melhora a infraestrutura de escolas, beneficiando anualmente mais de 2 mil crianças, e oferece capacitação para mais de 300 professores por ano. Outras ações de alto impacto social promovidos pelo ARISE são: oficinas de contraturno escolar, que proporcionam aprendizado adicional para crianças e jovens; bolsas de aprendizagem que promovem a qualificação profissional, e o projeto Jovem Empreendedor Rural, que estimula a inovação e o desenvolvimento de negócios no meio rural.

Sobre o ARISE

Em 2024, o programa ARISE completa doze anos de atuação. Ao longo desse período, impactou significativamente mais de 20 mil crianças e adolescentes e capacitou mais de 700 mães por meio de oficinas focadas em empreendedorismo e geração de renda, oferecendo cursos em panificação, produção de compotas e geleias, artesanato e informática.

Com uma missão clara de prevenir e reduzir o trabalho infantil nas comunidades produtoras de tabaco onde a JTI atua, o ARISE se estabeleceu em países como Brasil, Etiópia, Malawi, Zâmbia e Tanzânia. Em colaboração com setores público, privado e comunidades locais, o programa atua em áreas diversas como educação, geração de renda e políticas públicas, buscando um impacto positivo e duradouro.

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 46 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em dez Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 12 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, Djarum e Camel, esta última também exportada para a Bolívia, assim como a marca LD. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. Neste mesmo ano, conquistou a certificação Great Place to Work (GPTW), consolidando-se como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.

CRÉDITO: AI JTI

Olá Jornal