A maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar está com tudo pronto para receber os visitantes. Nessa segunda-feira, a área de exposições de 35 hectares recebeu os últimos preparativos para dar o início à 23ª edição da Expoagro Afubra, com finalização dos estandes, limpeza das áreas e embelezamento do parque. Lavouras demonstrativas, exposição de animais, agroindústrias, palestras técnicas e mostra de máquinas, equipamentos, produtos e serviços. Essas são algumas das atrações que estarão disponíveis ao público durante os quatro dias de evento. A programação oficial começa na manhã desta terça-feira, dia 25 de março, e segue até a próxima sexta-feira, dia 28 de março.
Até o fim desta semana, os portões permanecem abertos das 8 às 18 horas, com entrada gratuita, assim como o estacionamento para os visitantes. A solenidade de abertura acontece às 9 horas, no Pavilhão do Espaço da Inovação do Agro, com a presença de autoridades e lideranças políticas. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Youtube e Facebook da Afubra. Em seguida, ocorre a abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar. O coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, ressalta que as expectativas em torno da 23ª edição da feira são muito grandes, visto que essa é edição dos 70 anos da Afubra.
“Mais uma vez esperamos um grande público. Nosso objetivo principal é realizar toda a programação proposta, feita por muitos parceiros e distribuída durante os quatro dias de feira”, ressalta. O enfoque este ano é a superação, com destaque para a força dos agricultores para superar as adversidades climáticas. Nesse sentido, lembra dos debates que visam auxiliar os produtores a enfrentar e prevenir esses problemas. Entre eles, segundo Dornelles, está o 5º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar, o 15º Fórum de Diversificação de Culturas e Atividades Rurais e a audiência pública da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Câmara dos Deputados sobre os desafios do Proagro e a securitização das dívidas.
Para o dirigente, é fundamental que esse assunto seja debatido na Expoagro Afubra, já que muitos agricultores vêm sofrendo com estiagem há mais de três anos. Outro destaque da programação é o Espaço da Inovação do Agro, voltado à tecnologia em favor da produção agrícola e da educação no meio rural. A estrutura fica junto ao pórtico principal, na entrada do parque, e visa abrir caminhos para fomentar a tecnologia no interior. Dornelles ainda lembra dos investimentos feitos na infraestrutura para a Expoagro Afubra deste ano, como as melhorias na rede elétrica para suprir a demanda crescente por energia e também a construção de dois novos pavilhões para o setor de animais.
PATROCINADORES – A 23ª Expoagro Afubra tem como patrocinadores Ouro, Husqvarna, Sicredi, Syngenta, Sementes Estrela e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; patrocinadores Prata, Banrisul, Massey Ferguson, Sicoob, Mondial Fertilizantes e Banco do Brasil, e patrocinadores Bronze, Máquinas Agrícolas Jacto, Mor, Unifertil e Growatt; patrocinadores do setor dos animais, Basso Pancotte e Supra; patrocinadores do Espaço da Inovação do Agro, BAT, China Brasil, JTI, Philip Morris; os apoiadores Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Prefeitura de Rio Pardo, Embrapa, Emater/RS-Ascar, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Alliance One, Universal Leaf, UTC, ervateiras Valério e De Valérios. A Feira conta também com diversas parcerias com órgãos governamentais e entidades ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento do setor rural.