A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul tem em sua programação cultural um dos grandes diferenciais com relação a outras festas do gênero no Estado e País. A música, a dança, a gastronomia, os desfiles, os jogos germânicos, as sociedades, as celebrações religiosas e o canto coral são algumas das heranças culturais dos imigrantes alemães e celebradas anualmente no mês de outubro, na maior festa alemã do Rio Grande do Sul. Este ano, com o tema “Celebrando a Imigração Alemã”, a 39ª Oktoberfest vai homenagear os imigrantes alemães que chegaram ao Brasil há 200 anos e há 175 em Santa Cruz do Sul.
Como forma de enaltecer todo este resgate cultural que faz parte da história da Festa da Alegria e que estará presente em todos os dias da 39ª Oktoberfest, de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, a Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e a Coordenação Executiva vão promover um evento festivo de lançamento das principais atrações folclóricas previstas para esta edição. O evento ocorre na próxima terça-feira, 3 de setembro, das 19 às 21 horas, na sede da Assemp, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, com a presença de coordenadores, convidados e imprensa.
“É uma forma de valorizar ainda mais a cultura, evidenciada na festa de muitas formas, seja com as bandas típicas, os grupos de danças folclóricas ou os corais e sociedades. Todos são fundamentais para cultivar as tradições e também para espalhar a alegria da festa”, destaca um dos coordenadores de Cultura da 39ª Oktoberfest, Mártin Goldmeyer.
CRÉDITO: AI Oktoberfest/Four Comunicação