Estudantes praticam ações que propagam o cooperativismo na comunidade escolar

Olá Jornal
setembro25/ 2024

Durante cinco meses, um grupo de 20 estudantes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Luiz, de Santa Emília, interior de Venâncio Aires, estiveram engajados no planejamento da Cooperativa Escolar Time Travel. Na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, no ginásio da localidade, a assembleia de fundação marcou mais uma etapa da construção coletiva. Esta é a 2ª cooperativa escolar do município, pertencente ao Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido na região pela Sicredi Vale do Rio Pardo.   

     A assembleia, conduzida pelos estudantes, contou com a presença de convidados, professores e familiares. Os 20 sócios fundadores aprovaram o Estatuto Social, apresentaram a marca e elegeram os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal. “Meu objetivo é criar um ambiente colaborativo, onde todos possam compartilhar ideias e aprender juntos. Acredito que, juntos, podemos construir um futuro melhor”, disse a presidente da Cooperativa Escolar Time Travel, Rafaela Luísa Fischer, 13 anos, em seu discurso de posse.

     O Plano de Gestão foi apresentado pela vice-presidente da Time Travel, Claucia Tais Wickert, 14 anos. No planejamento estavam atividades de fortalecimento dos laços e de valorização da cultura, criando um ambiente escolar forte e cooperativo. Na apresentação da identidade visual, os estudantes mostraram o desenvolvimento de uma marca dinâmica e envolvente, com o logo que representa a capacidade única de viajar no tempo por meio do conhecimento e da cooperação.

     Para a construção da cooperativa escolar, os alunos ainda contaram com a assessoria pedagógica do professor Willian Pollnow e da orientação da professora Michele Kittel. “Momento único da nossa escola. É um passo significativo para o desenvolvimento das habilidades e valores que os acompanharão por toda a vida”, salientou a professora. Durante todo o processo, os fundadores da cooperativa escolar tiveram outros momentos importantes de união, ações cooperativistas, de estudo e aprendizado.

     A assembleia de fundação foi prestigiada pela diretora da Escola São Luiz, Ana Lúcia Wilckmann; pela representante da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Graziela Maria Lazzari; e pelos representantes da Sicredi Vale do Rio Pardo, o vice-presidente Coraldino da Silveira, a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo Glaucia Cabral de Moraes, a gerente da Agência STR Mara Inês Frey, e demais colaboradores.

     Programa – A Sicredi Vale do Rio Pardo comemora a fundação da 19ª cooperativa escolar na região de abrangência da instituição. Até o fim do ano, estão previstas mais seis assembleias de fundação. Dentro do programa, a construção do grupo de estudantes cooperativistas acontece por meio da metodologia do Jogo Cooperlândia. Em um formato gameficado, o jogo é composto por quatro fases, e cada fase, com sete missões que desenvolvem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. “Os jovens estão motivados para vivenciar novas experiências, contribuir com a sociedade e difundir cada vez mais o cooperativismo na comunidade escolar”, destacou a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi , Glaucia Cabral de Moraes.

Olá Jornal