A quinta-feira, 29, será de estreia do documentário, “Ontem e hoje: Histórias Negrejadas do Négo FC”. A produção será apresentada na Associação Négo, a partir das 20h e terá entrada gratuita. A obra cinematográfica tem na produção o produtor audiovisual e ator Sérgio Rosa e do fotógrafo, jornalista e professor Emerson Machado. Os trabalhos foram iniciados ainda em agosto de 2022, após aprovação em lei de financiamento para audiovisual.
O projeto foi contemplado no Edital FAC Expressões Culturais, da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, em 2021. O audiovisual conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires para a exibição de estreia. Após o lançamento, o documentário será exibido nas escolas do município de Venâncio Aires e demais cidades interessadas. A produção audiovisual também tem o suporte histórico do professor Jair Pereira, que ainda participa do documentário contando parte da história do clube.
O documentário tem por objetivo, registrar a riqueza da história cultural do Négo Futebol Clube, trazendo os relatos dos frequentadores, dos mais velhos aos mais novos, buscando criar uma relação passado – futuro. Conforme o produtor cultural, o documentário busca garantir o resgate histórico do clube e preservação dos personagens que fazem parte da trajetória da entidade.