Estado apresenta na região o programa Desassorear RS

Olá Jornal
agosto09/ 2024

O prefeito Carlos Alberto Bohn acompanhou na última quarta-feira, 07 reunião do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em Santa Cruz do Sul.

Na ocasião, o secretário estadual Rafael Mallmann (Desenvolvimento Urbano e Metropolitano) e a diretora de Planejamento Urbano da pasta, Tassiele Francescon, apresentaram o programa estadual Desassorear RS. A proposta é incentivar a adesão às ações de gestão ambiental e reconstrução dos municípios. Dentre as estratégias, está a criação de um comitê regional, denominado Pró-Clima Vale do Rio Pardo, para gerenciar os projetos.

O Desassorear RS visa promover o desassoreamento e a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais de municípios que, em decorrência das enchentes de abril e maio, declararam situação de emergência ou estado de calamidade. O trabalho será implementado pela Sedur e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) juntamente das gestões municipais – que contarão com financiamento, suporte técnico e supervisão do Estado.

“Já está aprovado pelo governador Eduardo Leite o valor de R$ 1,5 milhão para municípios em estado de calamidade e R$ 750 mil para aqueles em estado de emergência. Os valores serão destinados para o desassoreamento dos rios, que serão executados com maquinário e equipes do Estado”, informou Mallmann. “O serviço será feito em parceria com os municípios, que indicarão trecho, volume e tipo de material que será desassoreado”, concluiu.

O governo do Estado já está licitando a compra de equipamentos para criação de uma força-tarefa com 45 equipes atuando no desassoreamento dos rios. O prazo de inscrição para os projetos já está aberto, e encerra-se no próximo dia 27. Segundo o Estado, o atendimento ocorrerá conforme a ordem de inscrição do município.

CRÉDITO: AI Prefeitura de Mato Leitão/Cisvale

Olá Jornal