Para os apaixonados por um produto feito à mão, elaborado de forma única e com materiais diferenciados, a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) disponibilizará aos seus visitantes o Pavilhão do Artesanato. Ao todo, mais de 50 profissionais da Casa do Artesão, ARTEVA e do Programa Municipal do Artesanato estarão expondo itens como artes resinadas, tricô, crochê, patchwork, bordado livre e de fita, além de biscuit e artesanato em madeira. Para essa edição, o público irá encontrar algumas novidades, como biscuit da Fenachim, lembranças de Venâncio Aires, cuias personalizadas, relógio que anda para trás, incenso com bambu vegetal, além de amigurumis.
Outros destaques serão produtos em tecelagem, vasos e casinha em pedras/mosaico, amigurumis, peças em fio de malha, além de madeira rústica, relógios, pintura em madeira e telas e fibra vegetal. “Os artesãos estão com uma expectativa muito grande e ansiosos pela chegada de mais uma Fenachim”, relata a coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista de Venâncio Aires, Silvani Frantz. Nesta semana, os artesãos participam de um curso de técnicas em vendas, com o intuito de potencializar a comercialização no maior evento de Venâncio Aires.
Em sua 17ª edição, a Fenachim acontece de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio e contará com uma ampla programação, que vai desde apresentações humorísticas e culturais, até grandes shows e destaques como rodeio, motocross e sunset reggae. Realizada a cada dois anos, é a principal festa de Venâncio Aires. Com uma expectativa de público de mais de cem mil pessoas para esta edição, só em 2022, reuniu 93 mil pessoas de diferentes estados e movimentou R$ 5 milhões em negócios. Ingressos e passaportes podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.minhaentrada.com.br.
CRÉDITO: AI FENACHIM