Escola Adelina celebra o Dia da Árvore com plantio de 85 mudas nativas

Olá Jornal
setembro19/ 2024

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado neste sábado, 21, a Escola Adelina Isabela Konzen, localizada no 9º distrito de Venâncio Aires, recebeu o plantio de 85 mudas de espécies nativas. A atividade contou com a participação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), da empresa Alliance One e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Realizada na tarde desta quarta-feira (18), a ação envolveu a comunidade escolar em um importante momento de aprendizado e conscientização ambiental.

Cerca de 50 pessoas, entre alunos e professores, participaram do evento, onde foram plantadas mudas frutíferas e não frutíferas para promover a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, os estudantes do ensino médio da instituição se tornarão os “guardiões do bosque”, cuidando das árvores como araçás, ipês, pitangas, guabijus, cerejeiras e gabirobas. “O projeto Bosque do Acolhimento não é apenas um espaço verde, mas também um símbolo de união e solidariedade entre as comunidades escolares. A proposta é que, ao plantar árvores e adotar práticas sustentáveis, os participantes aprendam sobre a importância da preservação ambiental, enquanto reforçam os vínculos comunitários. O bosque servirá como um local para educação e engajamento cívico, onde as pessoas poderão se reunir, aprender e discutir temas como sustentabilidade e responsabilidade social”, destaca a secretária.

Na véspera do plantio, a equipe da Unisc apresentou um manual de manejo e boas práticas aos alunos, preparando-os para o cuidado das mudas. “Esse treinamento foi fundamental para garantir que os estudantes compreendam as técnicas de cultivo e a importância do manejo adequado para o crescimento saudável das plantas. “A educação ambiental é essencial para formar cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente”, destacou Carin Gomes, secretária de Meio Ambiente.

A bióloga Katiucia Rodrigues, da Semma, que também esteve presente durante os trabalhos, destacou a relevância da iniciativa: “O envolvimento direto das crianças com a natureza é essencial para criar uma conexão profunda com o meio ambiente. Ações como essa incentivam as futuras gerações a proteger e cuidar do planeta, formando cidadãos comprometidos com a preservação da natureza e a construção de um futuro mais sustentável. Essa interação com o ambiente natural ajuda a cultivar uma consciência ecológica que pode influenciar comportamentos positivos ao longo da vida”, finaliza.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal